INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
BOA FORMA

Xô, celulite

clic rbs Xô, celulite!

Imagem: Clic RBS

 

A celulite se manifesta no tecido gorduroso que se encontra embaixo da pele. Alguns fatores influenciam o aparecimento, como disfunção hormonal, alimentação, vida sedentária, circulação, tendência genética, tipo físico e outros.

Mais do que um problema estético, a celulite é uma doença com importantes alterações estruturais, em especial na microcirculação, afetando cerca de 70% da população feminina, independente do peso ou da idade.

Os distúrbios causadores de celulite conduzem a um progressivo depósito e crescimento das moléculas de gordura e à retenção de água nas células das regiões onde há maior quantidade de gordura, como parte interna dos braços, barriga, coxas, culote e bumbum. Em conseqüência, ocorre má oxigenação dos tecidos e acúmulo de toxinas.

As massagens quando orientadas por um especialista na área pode melhorar a circulação da região afetada pela celulite. Mas o tratamento deve ser complementado com a prática de exercícios e a reeducação alimentar.

Do ponto de vista nutricional, não existe alimentos capazes de combater a celulite. Porém, uma alimentação equilibrada em calorias, proteínas, carboidrato, gorduras, vitaminas e sais minerais ajudam a preveni-la.

Comer mais que o necessário, assim como dietas ricas em gorduras ou carboidratos ou maus hábitos alimentares aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo a celulite.

Tomar pouca água e abusar do sal dificulta a troca de líquidos do organismo favorecendo a retenção de resíduos tóxicos do metabolismo celular (as células funcionam como uma fábrica que produz várias coisas úteis, mas esse trabalho todo produz esse resíduo que precisa ser retirado).

Ainda que uma dieta com baixas calorias ajude a combater a celulite, este problema também atinge as mulheres magras. Tanto as dietas ricas em gorduras, que contribuem para a obesidade, como os regimes com muitas restrições, aceleram o surgimento da celulite.

A dica é simples:

- Opte por uma alimentação rica em frutas, verduras e fibras; coma à vontade saladas e legumes cozidos, pois eles têm baixas calorias, prolongam a sensação de saciedade além de estimular o funcionamento dos intestinos e ajudar a desintoxicação orgânica;

- Reduza o consumo de gorduras: molhos gordurosos, queijos gordos, bolachas recheadas, biscoitos amanteigados, etc;

- Escolha fontes magras de proteína, como aves, peixe e carnes brancas;

- Escolha as formas de cozimento mais saudáveis: Para as carnes e pescados, use a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. As verduras, sempre que possível, coma as cruas.

- Prefira alimentos integrais. São boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuírem para a regulação do intestino;

- Reduza o consumo de sal e inclua ervas aromáticas no tempero dos alimentos. O sal ajuda a reter líquidos no organismo e contribui para o avanço da celulite;

- Evite alimentos fritos e industrializados (enlatados, açucarados, processados ou refinados, com aditivos, conservantes, corantes ou substâncias artificiais), além de dificultar a digestão e conter alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam o acumulo de toxinas;

- Consuma alimentos ricos em potássio; este mineral trabalha em conjunto com o sódio para regular a quantidade de água presente no organismo. Sua ausência no organismo altera o equilíbrio hídrico.

- Aumente a ingestão de água. Tome cerca de 2 litros por dia. A água tem ação condutora de glicose e oxigênio para o interior das células.

 

 

 

 

Fonte: (R7)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail