A Fundação Ezequiel Dias (Funed) poderá produzir medicamento para o tratamento da Hepatite Viral Crônica B, segundo resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada nesta segunda-feira (11). Atualmente, o medicamento Entecavir é importado pelo Ministério da Saúde. A intenção é que a produção nacional do fármaco garanta a distribuição gratuita para pessoas diagnosticadas com hepatite B.

Inicialmente, a Funed terá como parceiro o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/ Fiocruz). No Rio de Janeiro, serão feitas as etapas de manipulação, compressão e revestimento, já que o processo produtivo do produto é por granulação via úmida e atualmente a Funed não possui área certificada para essa tecnologia.

Na Funed, em Belo Horizonte, serão realizadas as demais atividades necessárias para a cadeia de produção do medicamento: fracionamento, envase, embalagem, controle de qualidade das matérias-primas e do produto a granel e acabado, estudos de estabilidade, garantia de qualidade, farmacovigilância, aquisição dos insumos e reagentes, logística para transporte dos insumos e do produto terminado e todas as demais atividades relacionadas às Boas Práticas de Fabricação, além da gestão dos contratos e do acompanhamento da PDP junto ao Ministério da Saúde.

 

 

 

 

Fonte: (Hoje em Dia)