INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
VOCÊ SABIA?

Como operar um rádio PX?

como operar um rádio px

Atualmente, o que não faltam são meios para se comunicar de qualquer lugar. O celular cumpre um papel muito importante neste sentido, tanto com chamadas de voz quanto com outras funcionalidades acrescentadas a cada dia. Com tudo isso disponível para as pessoas, porque o rádio PX ainda é utilizado por quem vive nas estradas?

 

História dos rádios PX

Este canal de comunicação de caminhoneiros chegou ao Brasil em 1980 e ganhou força nacionalmente por suas funcionalidades de operação. Tudo nasceu a partir do walkie-talkie, depois de testes de um engenheiro canadense chamado Alfred J.Gross em 1940 com frequências de rádio.

A tecnologia desenvolvida para os walkie-talkies, que acabaram se popularizando como brinquedos de criança, foi aprimorada para ser utilizada como ferramenta de comunicação entre as tropas da II Guerra Mundial.

O uso dos rádios PX começou no Brasil só muito tempo depois, e foi regulamentado pelo Código Nacional de Telecomunicações, o mesmo dos rádios amadores. Depois de diversas reformas em suas normas de uso, na década de 80 foi aprovado o Serviço Rádio Cidadão, no qual funciona até hoje e é conhecido como PX.

Como operar um rádio PX

O sistema dos rádios PX possui diversas características próprias, principalmente em sua linguagem que envolve QAP’s e QRA’s, ou seja, códigos de todos os tipos para a comunicação.

Entretanto, operar um rádio PX é bastante simples. Depois de fazer a instalação do aparelho, é só pressionar a tecla scan para listar rapidamente todos os canais utilizados no momento. Com isso, você pode escolher um canal que não está sendo utilizado para combinar com seu grupo de se comunicar apenas por lá.

Depois de combinado, pressione o PTT toda vez que for começar a falar. Somente comece a falar depois de pressionar o botão. Parece banal, mas operadores mais experientes, por distração, cometem esse erro e quem está ouvindo não entende nada. De preferência, aguarde um segundo depois de pressionado para começar a falar.

Fale devagar e calmo, sempre espere uns 2 segundos entre o final da outra transmissão e a sua transmissão, pois isso dá oportunidade para mais alguém pedir para falar. Se você quiser participar de uma conversa, aguarde o intervalo entre as transmissões, fale um “break”, “oportunidade” ou um simples “Bom Dia”, “Boa Tarde” ou “Boa Noite” e aguarde, logo te chamarão para participar da conversa.

Nunca interrompa, fale por cima ou ao mesmo tempo que outra transmissão, a não ser que seja uma emergência. Quando for chamar alguém em específico, procure repetir o nome duas vezes e se identifique para ser respondido. A canaleta 9 é conhecida como canal de emergências, então procure não usá-la.

Se estiver começando agora e tiver oportunidade, fique ouvindo as transmissões de outros operadores, isso ajuda você a entender como as transmissões funcionam de verdade. Além disso, é só possuir um rádio PX de qualidade e boa sorte em suas comunicações!

 

 

Fonte: (Aquário)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail