INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
SAÚDE DA MULHER

Com medo de fazer mamografia? Acredite, é bem mais tranquilo do que você imagina!

exame11 Com medo de fazer mamografia? Acredite, é bem mais tranquilo do que você imagina!
Por Eligia Aquino Cesar

Sempre marco minhas consultas de rotina para junho, que é o mês seguinte ao meu aniversário. Dessa forma, consigo manter os exames solicitados pelo clínico geral, oftalmologista e ginecologista em dia, sem me perder nas datas anualmente (fica a dica). Porém, uma novidade foi adicionada da última vez que fiz isso: tive que me submeter a minha primeira mamografia. Confesso que fiquei meio reticente em fazer o exame, afinal só tenho 35 anos (será que não sou jovem para isso?), mas como o médico pediu, acabei cedendo.

Lembrei disso, porque no mês dez de todos os anos, desde os anos 90, acontece o Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização que tem como objetivo alertar a sociedade — em especial as mulheres — sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo o mastologista Evandro Fallaci Mateus, do hospital Nove de Julho, a mamografia é o único exame que detecta lesões não palpáveis (que não podemos sentir só com o toque) e que pode comprovadamente reduzir a mortalidade por câncer de mama.

Ele alerta, também, para a importância do exame preventivo a partir dos 40 anos para todas as mulheres.

— A partir desta idade começa a aumentar a incidência do câncer de mama, antes disso ainda é raro. Em número absoluto, a partir dos 40 anos é quando ocorre a grande maioria dos diagnósticos da doença. Antes dessa idade, a mamografia é indicada somente para pacientes de alto risco, como aquelas que têm histórico familiar, com parentes de primeiro grau que tiveram câncer de mama ou de ovário, por exemplo.

Fallaci afirma que outro exemplo de indicação precoce da mamografia são pacientes cujos parentes próximos tiveram câncer ainda jovens, na pré-menopausa. Estas devem fazer o exame dez anos antes da idade com a qual seu ente foi diagnosticado com o câncer. Se, por exemplo, sua mãe descobriu ser vítima do câncer de mama aos 40 anos, o ideal é que sua primeira mamografia seja feita aos 30 anos.

exame21 Com medo de fazer mamografia? Acredite, é bem mais tranquilo do que você imagina!
Como não me encaixo nestes casos, em outras exceções e não havia nódulo mamário, o mastologista que entrevistei constatou que meu médico exagerou (talvez por excesso de zelo) ao pedir a mamografia  :/ . Porém, já que passei por isso, vou aproveitar para dizer a vocês que o exame é incômodo, sim, mas totalmente suportável, nada demais. Não deixe de fazer a mamografia por conta de um desconforto! Este exame pode ser a diferença entre a vida e a morte (duro, pesado, mas verdadeiro. Desculpe!), como bem explica Fallaci.

— Não há motivo para ter medo.  Ouço muito “quem procura acha”, mas você tem que pensar que “quem procura, acha e trata”. No Brasil, até 30% das pacientes (três em cada dez) que chegam ao SUS (segundo dados do próprio órgão) têm câncer localmente avançado, ou seja, com chance reduzida de tratamento. É um número muito alarmante que pode ser reduzido por meio do exame preventivo!

Você pode estar pensando “ah, mas é fácil falar isso para quem tem convênio, e eu que não possuo plano de saúde particular?”. Vou tentar te ajudar: há duas ações que estão fazendo o exame gratuitamente, ambas em São Paulo: uma no Parque do Ibirapuera até amanhã eoutra itinerante. Se você souber de mais eventos como este em outros estados ou até mesmo na capital paulista, sinta-se à vontade para divulgá-los nos comentários. Juntos somos mais fortes! Um beijo e até a próxima!

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Fala Saúde)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail