INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
CURIOSIDADES

Novo coronavírus pode atingir felinos? Veterinário responde

Nos últimos dias, médicos veterinários têm trabalhado bastante para explicar aos tutores de animais de estimação de que não há comprovação científica de que gatos possam contrair ou transmitir o novo coronavírus. Muitas pessoas têm procurado informações de profissionais após uma reportagem da revista “Nature” tratar da possibilidade de o vírus contaminar felinos.

A reportagem traz um estudo ainda preliminar, feito na China, com um grupo pequeno de animais, que indicou positividade em testes feitos em alguns gatos e furões. O estudo é indicativo e não mostrou qualquer evidência de que o gato pudesse transmitir o vírus para seres humanos.

A informação de que felinos poderiam ser infectados ganhou força nesse domingo (5), quando foi anunciado que uma tigresa do zoológico de Nova York testou positivo para o novo coronavírus. Mas, o espaço fez questão de divulgar publicamente que essa informação não indica possibilidade de transmissão da doença por felinos.

Fechado desde o dia 16 de março, o zoológico informou que “não há evidências de que os animais tenham um papel na transmissão da Covid-19 para as pessoas, para além do evento inicial no mercado de Wuhan e nenhuma evidência de que qualquer pessoa tenha se infectado por Covid-19 nos Estados Unidos através de animais, incluindo cães e gatos de estimação”.

“Há pesquisas sendo realizadas em todo o mundo, mas não há qualquer comprovação científica, até o momento, de que animais de estimação possam contrair ou transmitir o novo coronavírus. É fundamental que isso seja divulgado pela população, para que as pessoas não abandonem seus animais”, afirmou Bruno Divino, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG).

Testes laboratoriais

Outra discussão se formou entre veterinários depois que um laboratório veterinário anunciou que estava preparado para fazer testes para Covid-19 em animais (testes pagos pelos tutores). Muitos profissionais temeram que esses testes pudessem oferecer uma falsa impressão à população de que animais possam contrair a doença e transmiti-la.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) se manifestou sobre o assunto em seu site, afirmando que isso alarma e tenta obter vantagens de tutores de animais de estimação.

“Não existe nenhuma indicação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e outros órgãos oficiais no Brasil e no mundo para que os animais domésticos sejam testados para o novo coronavírus, pois não são transmissores da Covid-19”, afirmou o CFMV, lembrando que o abandono de animais oferece um risco à saúde pública.

Para Bruno Divino, os laboratórios veterinários poderiam, neste momento em que a sociedade demanda testagem em massa entre humanos, contribuir para a sociedade de outra forma. “Seria interessante se os laboratórios veterinários se oferecerem para ajudar o Brasil a fazer testes em humanos, contando com sua força de trabalho e sua tecnologia. O que precisamos agora é testar a Covid-19 entre as pessoas”, diz.

Vale lembrar que os cães podem ser vetores de transmissão, caso seus tutores não tomem cuidados durante os passeios. É preciso fazer a higienização dos pelos e das patas do animal, após passeios pela rua, para que o vírus não seja levado para dentro de casa.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Hoje em Dia)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail