INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
CURIOSIDADES

Triptofano: você sabe para que serve esse aminoácido?

Um aminoácido essencial, não produzido pelo organismo, é aquele que deve ser obtido pela alimentação. Um dos mais importantes dessa categoria é o triptofano. Junto com a niacina, a Vitamina B3 e o magnésio, ele atua como precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Saiba mais sobre a serotonina!

 

triptofanoMalhar Bem - Saúde

 

Assim, ele tem relação direta com o comportamento alimentar, a fadiga, o sono. Mas não só isso: ele também está ligado à produção de insulina e do hormônio do crescimento.

O triptofano pode influenciar diretamente em casos de:

Melhora do humor Compulsão alimentar Insônia Tensão pré-menstrual (TPM) Controle do peso

 

 

Depressão Diminuição da hiperatividade Redução da ansiedade Alívio da enxaqueca Diminuição da sensibilidade a dor Alimentos ricos em triptofano Carnes magras Peixes (atum e salmão especialmente) Leite e derivados Leguminosas (lentilha e feijão azuki) Chocolate amargo

 

Abacaxi Banana Kiwi Aveia Linhaça Quinoa Castanhas Semente de abóbora Suplementos

 

Em cápsulas é possível encontrar suplementos à base de triptofano, na forma de L-triptofano. No entanto, a recomendação para uso de suplemento deve ser feita por especialistas.

Pessoas em tratamento com antidepressivos não devem tomar o suplemento sem orientação, pois a interação pode levar à síndrome serotoninérgica – quando o nível de serotonina fica acima do ideal. Grávidas e lactantes também não devem fazer a suplementação.

O consumo excessivo de triptofano dificilmente ocorre quando se faz apenas a ingestão de alimentos contendo esse aminoácido. O problema é quando há suplementação de forma indiscriminada. Os sintomas do exagero no consumo são: náuseas, cefaleia, sonolência e síndrome eosinofilia-mialgia (cujos principais sintomas se parecem com gripes associados à alterações neurológicas).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (R7)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail