Em uma final disputadíssima, Filipe Toledo, com nota máxima logo no início da bateria, superou o também brasileiro Ítalo Ferreira, que passou por Gabriel Medina, nas quartas, e Vasco Ribeiro, nas semis, e sagrou-se campeão da penúltima etapa do Circuito Mundial de surfe, em Peniche, Portugal. É o terceiro título no ano de Filipinho, que assume a vice-liderança do ranking, com 49.700 pontos.
O surfista de Ubatuba começou avassalador e com uma sequência incrível tirou dez. Tudo parecia liquidado, quando na metade da bateria, Ítalo conseguiu tirar um 9,93 e encostou em Filipinho. No fim, o campeão somou 17,83 (10 + 7,83), ante 17,13 do Ítalo (7,20 + 9,93).
"Foi uma semana muito maluca, jamais imaginava conquistar o título nesta prova, porque antes de ir pra água eu estava com dores nas costas. Mas consegui colocar a cabeça no lugar e surfar bem", afirmou o brasileiro ainda na água.
"Pra mim estar na final é tranquilo, pois é uma situação que não tenho nada a perder, já que mesmo seu eu for mal, fico em segundo, que já é um ótimo resultado. Mais uma final e mais um título", completou Filipinho.
Veja a manobra de Ítalo que valeu a nota 9,93 na decisão:
Leia também: Surfe e skate se empolgam com chance de entrar nas Olimpíadas
Caso vencesse a etapa portuguesa, Medina assumiria a liderança do ranking de 2015, hoje ocupada pelo veterano australiano Mick Fanning, que tem 49.900 pontos, mas mesmo eliminado nas quartas, o atual campeão chegou aos 45.350 e subiu para a quarta colocação. Mineirinho, derrotado nas primeiras baterias, caiu para a terceira posição, ainda com 49.450. Vice-campeão, Ítalo ganhou duas colocações e está em quarto, com 41.600 pontos.
Fonte: (IG)