Se você sente dor e até ardor na hora de fazer xixi, tome cuidado, pois pode ser infecção urinária e necessita de tratamento.
Eu (Vanessa) nunca sofri com o problema (graças a Deus), mas tenho uma amiga que teve e precisou passar dias internada no hospital para matar a bactéria.
A infecção urinária é causada por uma bactéria que pode se instalar na bexiga (cistite) ou nos ureteres e rins (pielonefrite).
Os principais sintomas são dor no ato de urinar, podendo ser acompanhado de sensação de peso na bexiga, dor lombar, febre e até sangramento na urina, conforme me explicou a ginecologista e obstetra Flávia Fairbanks, especialista em sexualidade humana pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).
A cistite é mais comum entre as mulheres do que entre os homens, já que a distância a ser vencida pela bactéria até a bexiga é maior no caso deles.
Tanto que uma das principais maneiras de transmissão é pela relação sexual, explica a especialista.
— As bactérias mais comuns vêm do intestino e passam para a bexiga por meio da contaminação durante a relação sexual, onde há troca de secreções; popularmente a chamamos de “cistite da lua-de-mel".
A pessoa também pode se contaminar pelo material fecal residual (restos na pele próxima ao ânus) e pelo corrimento vaginal.
Algo muito interessante que a ginecologista me contou é que a prisão de ventre aumenta o risco de infecção urinária, já que as principais bactérias que causam a cistite estão no intestino.
— Quando o bolo fecal fica muito tempo preso favorece a proliferação dessas bactérias; estando em maior quantidade fica muito mais fácil de se proliferarem e passarem para o aparelho urinário.
Hábitos de higiene, como sempre secar a urina com papel higiênico e lavar a região anal com água e sabão ou lenço umedecido se estiver na rua, e urinar após as relações sexuais para “lavar" a uretra e beber muita água ajudam a prevenir o problema.
Ah, pessoas muito sensíveis não devem prender o xixi. Pois, segundo Flávia, “isso pode aumentar o tempo em que a bactéria fica em contato com a parede da bexiga, favorecendo sua proliferação”.
O tratamento para infecção urinária é feito com antibióticos.
Está desconfiado que tem o problema? Procure o especialista agora!
Fonte: (R7)