INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DOENÇAS

Cor da urina pode indicar doenças. Avalie a sua
urina Cor da urina pode indicar doenças. Avalie a sua

Como está a cor da sua urina?

 

Sabia que a cor da urina pode dizer muito sobre a nossa saúde? Ela pode revelar se a pessoa está desidratada, tem alguma infecção ou até mesmo uma doença mais grave, segundo explica a nefrologista Fabiana Contieri, do HNSG (Hospital Nossa Senhora das Graças).

 De acordo com a médica, as cores amarelo escuro, âmbar ou mel podem ser sinal de desidratação, já que a quantidade de água ingerida durante o dia tem relação direta com a concentração de xixi.

Já as cores laranja, acastanhada, verde e até mesmo vermelha podem representar problemas mais sérios.

— A urina mais avermelhada pode indicar doença no trato urinário como cálculos ou tumores, localizados nos rins, ureteres, bexiga e uretra.

Apesar da cor indicar que algo não vai bem, calma! Alguns alimentos, como cenoura, beterraba e amora, e remédios, que contém vitamina B, suplementos vitamínicos, e drágeas com corantes, cuja eliminação é urinária também podem modificar a cor.

Para quer prefere prevenir do que remediar. a dica da médica é simples: beba em média dois litros de água por dia. Além de hidratar o corpo, ela evita complicações, como a infecção urinária, e formação de cálculos urinários.

— Quando bebemos pouca água, nossa urina concentra e os riscos aparecem. Porém, deve-se cuidar para não beber água abusivamente, pois mesmo o excesso faz mal. Além disso, é importante ir ao banheiro quantas vezes for necessário, pois permanecer horas com a bexiga cheia é desaconselhável e aumenta o risco de infecção urinária.

Veja a seguir o que cada cor pode significar:

Transparente: quando bebe muito água, talvez até em exagero
Amarelo palha muito claro: normal
Amarelo transparente: normal
Amarelo escuro: normal, porém, precisa beber mais água
Âmbar ou mel: indica desidratação; beba mais água
Laranja: pode ser falta de água ou  pigmento de comida. Se a cor persistir, pode ser sinal de problema no fígado ou vesícula
Rosada ou avermelhada: pode ser da comida. Se persistir, pode ser problema do fígado, vesícula, rim, próstata, infecção ou tumor
Acastanhada: indica desidratação severa ou problema de fígado
Azulado ou esverdeado: pode ser da comida, medicação, ou infecção bacteriana

Na dúvida, não deixe de procurar um médico!

 

 

 

 

 

 

Fonte: (R7)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail