O pilates para gestantes é uma ótima prática para a saúde das futuras mamães. Isto porque o pilates para gestantes traz o benefício da prevenção da dor, da correção postural e da manutenção do peso corpóreo, já que na gravidez costuma-se ganhar mais peso, até além do habitual. Abaixo, nós vamos trazer mais informações sobre pilates para gestantes, acompanhe!

Pilates para gestantes – início
O pilates sem duvida é uma prática das mais completas e mais indicadas. É mesmo um exercício sem contraindicação e ganhou a sua força no Brasil, em 2012. Anteriormente, o pilates era realizado somente em localidades mais desenvolvidas, que já perceberam, na prática, um verdadeiro aliado ao combate de doenças motoras e mesmo psicológicas. O pilates é um exercício completo, que promove equilíbrio, mais coordenação motora, o fortalecimento dos músculos e diversos outros pontos positivos!

Pilates para gestantes – por onde começar
Antes mesmo de você, mamãe, marcar uma aula experimental de pilates, marque uma consulta com seu médico obstetra. Isto porque um bom médico obstetra irá informar a você as suas condições físicas e mesmo as do bebê, para que você comece a prática, ou não – dependendo do caso e do desenvolvimento da gestação, o ideal é que não se pratique nenhuma atividade física no período gestacional. Mas isto é raro! De maneira geral, não há contraindicação para a prática de pilates, pelo contrário: a maior parte dos médicos obstetras irão informar que fazer exercícios físicos na gestação é não só aconselhável como ideal para garantir a saúde perfeita, do começo ao fim, de mamãe e filhinho.
Pilates para gestantes – benefícios

Os benefícios são muitos sobre o pilates para gestantes. Além de promover a saúde da mãe como um todo, o pilates para gestantes ainda fortalece toda a musculatura do corpo, incluindo a região pélvica, bastante solicitada na gravidez e no momento de dar à luz. Ocorre que a mãe é a única fonte de alimentos e de vida para o bebê que ainda nem veio ao mundo e, assim sendo, se a mamãe se fortalecer com pilates para gestantes, mais condições ela dará a ele de se desenvolver potencialmente bem, dentro de uma cavidade que está cada vez mais forte.
Ainda, o pilates para gestantes é uma ótima alternativa para as mamães que querem manter a forma e ficarem bem – por dentro e por fora – mesmo depois de darem à luz. Isto porque o pilates para gestantes prepara a mulher para o recebimento do seu filho e, se continuado após o nascimento, preparará também o corpo, deixando-o saudável para as várias atividades da nova mãe, como a amamentação, por exemplo.
Pilates para gestantes – contraindicação

É de suma importância que você vá até seu médico, para ouvir o que ele tem a dizer sobre a sua prática de pilates, já que, muitas mulheres podem ter de aguardar um pouco – até o nascimento de seus bebês – para então iniciar qualquer prática física. Se a mulher tiver o quadro de saúde chamado de gravidez de risco, é natural que não possa realizar qualquer esforço, ainda que este esforço seja a prática de pilates para gestantes, e mesmo que seja especializado para gestantes. Há muitas mulheres, inclusive, que têm de aguardar a gestação toda repousando, tamanho risco que sua gravidez apresenta. Desse modo, voltamos ao início deste post e alertamos novamente: antes de qualquer prática, mulheres gestantes, passem antes pelo seu médico obstetra de confiança! Somente ele terá condições de informar melhor sobre o estado da futura mamãe e sobre a possibilidade de prática de pilates para gestantes. E boa sorte com a nova vida!
Fonte: (Viver para Sempre)