Com a chegada do frio, às vezes fica difícil sair da cama para se exercitar. Além disso, as temperaturas baixas fazem nosso corpo gastar mais calorias para se manter aquecido, então comemos mais. Os esportes de inverno podem ser uma alternativa mais prazerosa para manter a saúde em dia.
O número de calorias queimadas durante a atividade física pode depender do seu peso, docondicionamento físico, da intensidade e do tempo do exercício. Conheça a seguir alguns esportes de inverno que podem trazer benefícios para o corpo.
Mesmo sem montanhas nevadas, é possível praticar modalidades no Brasil. Foto: iStock, Getty Images
Conheça 3 esportes de inverno
Esqui na neve
A prática desse esporte, mesmo que não seja para competições, pode melhorar o condicionamento físico, o equilíbrio e a coordenação motora. Praticá-lo por uma hora na intensidade média é capaz de queimar cerca de 230 calorias.
O esqui também ajuda a fortalecer os músculos dos glúteos e das pernas, além de liberar endorfina, substância responsável pelo prazer e pelo bem-estar. Para isso, é importante manter o controle do equipamento e ser capaz de parar e desviar de pessoas ou objetos.
O esqui trabalha os grupos musculares inferiores. Foto: Shutterstock
Ao contrário do você pensa, é possível esquiar no Brasil. Algumas cidades contam com estações de esqui artificiais, como em São Roque (São Paulo) e Gramado (Rio Grande do Sul). Fique atento e esquie somente em pistas habilitadas.
Patinação artística
Dentre os esportes de inverno, um dos mais conhecidos é a patinação artística. A modalidade chegou ao Brasil no início do século 20 e popularizou-se a ponto de o país possuir atletas que participam de competições internacionais, como as Olimpíadas de Inverno.
A patinação artística ajuda a desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora e a musicalidade, pois utiliza movimentos ritmados e de dança. Ela fortalece a musculatura de pernas, dos braços e da coluna e colabora para manter a postura ereta.
Patinação artística desenvolve a musicalidade e o equilíbrio. Foto: Shutterstock
Além disso, você pode adquirir controle sobre seus movimentos, aprende a cair sem se machucar e desenvolver agilidade. É possível praticar a patinação artística em escolas especializadas e até mesmo com horários agendados e alugados em pistas para recreação.
Hóquei
Criado em 1834, no Canadá, o hóquei no gelo é mais popular em países frios, onde a neve é constante, como Estados Unidos, Escócia e Rússia. A prática do esporte é simples: dois times com seis jogadores se enfrentam em uma pista de gelo e buscam acertar o disco no gol adversário por meio do uso de tacos.
Os praticantes e até mesmo o árbitro se locomovem com patins específicos para a patinação no gelo e são protegidos por equipamentos que amenizam os constantes impactos e quedas do jogo.
O hóquei é um esporte de contato e alto esforço físico. Foto: Shutterstock
O esporte é incomum no Brasil devido à falta de ringues de patinação dedicados ao jogo. Mesmo assim, aqui se praticam duas variações do esporte, o hóquei sobre a grama e o hóquei de quadra.
Quando o hóquei é jogado com patins, ele é mais rápido e dinâmico e potencia o gasto calórico, exigindo mais dos músculos das pernas. A prática favorece o equilíbrio e a coordenação motora, assim como a patinação artística.
4 dicas para praticar esportes de inverno
- Mantenha o corpo hidratado com consumo constante de água
- Agasalha-se o suficiente para não sofrer um choque térmico
- Opte por horários menos frios, como nos intervalos de almoço, por exemplo
- Invista no aquecimento pré-exercício, pois forçar a musculatura com o corpo totalmente frio pode levá-lo a uma lesão.
Qual desses esportes de inverno é o seu preferido? Conte para nós! E aproveite para acompanhar as novidades de atividade física do Vivo Mais Saudável.
Fonte: (Viva Mais Saudável)