INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
SAÚDE DA MULHER

Engordei 2,5 kg em 1 semana; saiba como driblar inchaço da TPM
 
barrigainchada Engordei 2,5 kg em 1 semana; saiba como driblar inchaço da TPM

Não é nada fácil ser mulher...

 

 

Pisei na balança e pronto: quase cai dura para trás. Engordei 2,5 kg em apenas sete dias! Não gente, eu juro para vocês que não me entupi de comida gorda e doces nos últimos dias. Como estou perto dos “meus dias” já sei que estou inchada por causa da menstruação e deve ser TPM (tensão pré-menstrual).

O pior que isso não é tão incomum. Costuma acontecer quase todos os meses comigo. Além de eu subir os ponteiros da balança, ainda percebo minha barriga e seios bem inchados. Ninguém merece. Como mulher sofre viu....

O inchaço ocorre pela maior retenção de líquidos por causa dos níveis hormonais elevados de progesterona e testosterona. Segundo me explicou o ginecologista e obstetra Antonio Paulo Stockler da Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia), o inchaço pode se manifestar em qualquer parte do corpo, como nos pés, mãos e abdômen. Quando ocorre a menstruação, os níveis desses hormônios caem e o inchaço desaparece.

— Geralmente, esses sintomas começam entre cinco e dez dias antes do fluxo menstrual e desaparecem nos primeiros dias após a descida da menstruação
Gente, como contei para vocês, eu chego a engordar quilos. Mas o especialista me disse que isso é uma característica individual. Não há uma quantidade pré-estabelecida, mas o ganho pode variar de 500 gramas a vários quilos.

Mas o que fazemos para escapar ?

O médico explica que o uso de hormônios, como as pílulas anticoncepcionais, pode amenizar o problema e até mesmo evitar. Além disso, drenagem linfática e até mesmo diuréticos também podem ser utilizados para suavizar essas queixas.

— É importante beber muita água, e o uso de chás diuréticos pode ajudar, eliminando o excesso de líquidos. Outra dica é comer frutas com alto teor de água, como melancia, melão e pera. E procurar ingerir alimentos diuréticos, como alface, agrião, morango ou chuchu.  Os exercícios físicos ajudam no controle do inchaço, pois aumentam a circulação linfática, eliminando o excesso de líquidos do organismo.

Mas devemos evitar a ingestão de café, refrigerante e chocolate, além de reduzir a quantidade de sal da comida no período pré-menstrual.

 

 

 

 

Fonte: (R7)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail