PARQUE 13 DE MAIO - RECIFE (1ª Reportagem da Série Nordeste do Brasil)
O Saúde e Estilo esteve em Recife. capital de Pernambuco, para uma série de reportagens. A primeira foi em um dos parques mais conhecidos daquela cidade: Parque 13 de Maio. O local onde o foi construído era, até o século XIX, um terreno de manguezais pantanoso chamado Ilha do Rato. Seu projeto paisagístico inicial pertenceu ao engenheiro inglês William Martineau e data de 1960. Em 1875, o engenheiro francês Emile Beringuer elaborou outro projeto para o parque.
Sua construção teve início durante o governo Barbosa Lima (1892-1896), porém se estendeu por décadas, e só foi inaugurado em 30 de agosto de 1936, na gestão do prefeito Novaes Filho. É o primeiro parque urbano histórico do Recife. Seu nome faz menção à Lei 3.353 de 13 de Maio de 1888 quando a princesa imperial regente do império decretou a abolição da escravidão no Brasil. É a origem de seu nome.
O Parque 13 de Maio, localizado no bairro da Santo Amaro, área central do Recife, conta com Praça da Infância e um Ponto de Leitura. De acordo com a Prefeitura do Recife, a obra foi executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana e contou com investimentos da ordem de R$ 2,4 milhões.
Lugar lindo e agradável, é repleto de árvores, aves, possui um lago artificial com garça, tartarugas e peixes.
Uma curiosidade do parque é que este é muito utilizado por humoristas pernambucanos para realização de pegadinhas, vários influencers nordestinos gravarão as famosas “câmeras escondidas” lá.
Até setembro, o Saúde e Estilo mostrará uma matéria mensal falando das belezas do Nordeste do Brasil.