O médico Eric Pereira, do Hospital e Clínica São Gonçalo, explica que as fibras vão fazer o papel de melhorar o funcionamento do intestino. Contudo, deve, obrigatoriamente, estar alinhado ao consumo “satisfatório” de água.
O ideal é ingerir 35 ml por quilo de peso. Ou seja, uma pessoa de 70 kg precisa de cerca de 2,5 litros ao dia. As necessidades podem variar. Dias secos exigem mais hidratação, por exemplo.
Segundo o médico, são fatores de risco o consumo prolongado e excessivo de carne vermelha, além da obesidade e tabagismo.
Colonoscopia
A coloscopia é indicada para todos os pacientes a partir dos 45 anos, independentemente de sintomas. O exame pode ser solicitado antes dessa idade em caso de sinais, como sangramento.
Segundo a coloproctologista Bruna Bavaresco, do Hospital e Clínica São Gonçalo, o exame deve ser visto como um teste de rastreio, como a mamografia e o papanicolau (preventivo do colo de útero).
O tratamento é feito por meio da quimioterapia e radioterapia associadas ou não à cirurgia. Em casos precoces, os tumores podem ser retirados durante o próprio exame de colonoscopia.
“Por isso, é tão importante a realização de exames para detecção da doença em estágios iniciais, quando a chance de cura chega a 90%”, reforça a especialista.
Fonte: (Hoje em Dia)