INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DOENÇAS

Nova substância contra malária custará U$ 1

Cientistas descobriram uma nova substância contra a malária que pode tratar pacientes com uma única dose ao custo de U$ 1, inclusive aqueles com variações da doença transmitida por mosquitos que são resistentes aos atuais medicamentos.

Maioria dos afetados pela doença são crianças da parte mais pobre da África subsaariana / Stephanie Aglietti / AFP


Embora ainda esteja anos distante de chegar ao mercado, os resultados de testes conduzidos em sangue humano no laboratório e em ratos vivos sugerem que a droga é altamente potente, relataram pesquisadores na revista Nature, nesta quarta-feira.


Em um voto de confiança ao projeto, a farmacêutica Merck assegurou o direito de desenvolver e comercializar a substância, caso tenha sucesso em testes futuros.


O plano é avançar com a droga experimental para testes clínicos no ano que vem a fim de averiguar sua segurança e ver a efetividade do combate à malária no corpo humano. Muitas drogas são rejeitadas nesse estágio do desenvolvimento.


A descoberta de novos remédios para combater a malária é particularmente importante por causa de sua crescente resistência até mesmo aos melhores tratamentos existentes.


Os cientistas por trás do projeto estimam que a nova substância deve custar cerca de U$ 1 dólar por tratamento, colocando a droga ao alcance dos pacientes mais afetados, que vivem em países pobres.


Embora haja reduções significativas no número de pessoas que adoecem ou morrem por causa da malária, a doença ainda mata cerca de 600 mil pessoas por ano, a maioria delas crianças nas partes mais pobres da África subsaariana.

 

 

Fonte: (Viver Bem)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail