INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
NOTÍCIAS

BH decreta fim do uso obrigatório de máscara em locais fechados
Medida foi anunciada nesta quarta-feira (27)

Medida foi anunciada nesta quarta-feira (27)

FREEPIK/REPRODUÇÃO

O uso de máscaras faciais não será mais obrigatório em locais fechados da capital mineira a partir desta quinta-feira (28). A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a liberação, nesta quarta-feira (27), depois de mais de dois anos da decretação da pandemia da Covid-19.

A utilização do item de proteção, no entanto, ainda vai ser exigida dentro do transporte coletivo e escolares, e em unidades de saúde da cidade.

O prefeito da capital, Fuad Noman (PSD), disse que o decreto será assinado nesta quarta-feira (27) para entrar em vigor na cidade, mas alertou que a Covid-19 ainda está presente.

"Os protolocos precisam ser respeitados. Precisamos continuar com higiene, respeitando o distanciamento e evitando aglomerações. O uso das máscaras, no entanto, passa a ser facultativo”, afirmou em entrevista coletiva à imprensa.

Desde o dia 4 de março, moradores de BH já não precisavam usar máscaras em ambientes abertos. A medida foi anunciada com exclusividade à Record TV Minas pelo ex-prefeito Alexandre Kalil, durante entrevista ao vivo no Balanço Geral MG.

Vacinação 

Em dados gerais, até o momento, Belo Horizonte tem mais de 100% da população vacinada com as duas doses contra a doença. Segundo a secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro, o número acima do total corresponde aos moradores de outros municípios que se vacinaram na capital. Já 65,4% das pessoas tomaram o reforço.

Entre as crianças que podem se imunizar, de 5 a 11 anos, 75% tomaram a primeira dose e 35,9% a segunda. O número baixo de procura do grupo infantil atrasou a flexibilização, de acordo com a chefe da pasta.

 

 

 

“O nível de positividade de testes em BH caiu para 2% em abril. Com a melhora dos índices, foi colocado que um dos motivos para se manter as máscaras era o baixo nível de crianças vacinadas com a segunda dose. Ainda não alçamos um número ideal, mas tivemos um crescimento nos últimos 40 dias. No início de março, tínhamos 13,03% com a dose de reforço e, agora, 35,09%.", explicou sobre a avaliação da secretaria sobre a flexibilização. 

A prefeitura vai repetir a campanha de repescagem da vacinação infantil contra a Covid-19 na capital que realizou no último fim de semana. No próximo domingo (1º), quatro pontos estratégicos de imunização receberão o público. Na oportunidade, eventos lúdicos para atrair as crianças serão realizados. 

 

 

Fonte: (R7)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail