INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
MALHAÇÃO

Sete dicas para começar a malhar
 

Começar a praticar atividades físicas não é fácil. Alguns têm mais disposição, outros menos, mas uma coisa é certa: quem se exercita, além de perder peso, ganha condicionamento físico e tem menos risco de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares.

Passar por uma avaliação médica é fundamental antes de iniciar qualquer atividade, por mais simples de seja. De acordo com o cardiologista Alex Felix, do Bronstein Medicina Diagnóstica, outros exames podem ser necessários, dependendo do histórico familiar do paciente.

O teste ergométrico pode ser adicionado a esta lista. “Caso o praticante já tenha pressão alta, alguns tipos de arritmia cardíaca ou sinta cansaço e desconforto no peito, devem ser feitos, além da avaliação física e do eletrocardiograma, um teste ergométrico e um ecocardiograma”, afirma o cardiologista.

Atividades físicas: o início

Avaliação física

 

Crédito: ThinkstockAlongar é fundamental antes e depois do exercício. Crédito: Thinkstock

 

Fazer uma avaliação completa na própria academia ou no médico de sua preferência é o primeiro passo. Conhecer sua pressão, frequência cardíaca, as medidas antropométricas e Índice de Massa Corporal (IMC) ajuda seu instrutor a orientá-la na escolha da atividade física mais adequada.

Alongamento

Inicie sempre com alongamentos para aquecer os músculos e as articulações. Faça os exercícios principais por 30 minutos e finalize com os mesmos alongamentos iniciais, totalizando 45 minutos de treino.

Beba água

Hidrate-se antes, durante e depois do treino.  Tome meio litro de água fracionado durante os intervalos de descanso e até um litro nas próximas horas após os exercícios.

Use roupas confortáveis

Use roupas compatíveis com o seu corpo e que deem mobilidade. Invista em um bom par de tênis para prevenir lesões no joelho.

Coma antes do treino

 

Crédito: ThinkstockFazer um lanche leve antes de se exercitar garante bom rendimento. Crédito: Thinkstock

 

Nunca faça atividades em jejum, opte sempre por alimentos leves, com baixo teor calórico, sempre uma hora antes de iniciar os exercícios. A nutricionista Ana Paula Lins montou um cardápio com o que comer antes e depois do treino.

Alterne os exercícios

Para potencializar os resultados e fugir da rotina, varie seu treino. Combine aulas, musculação e atividades ao ar livre durante a semana.

Não tenha pressa

Aumente a intensidade de seus exercícios gradualmente e não tenha pressa, pois os resultados vem em longo prazo.

 

Crédito: ShutterstockCrédito: Shutterstock

 

Exercícios que mais queimam calorias

Veja quantas calorias são queimadas durante uma hora de:

  • Corrida – 900 calorias
  • Bicicleta – 840 calorias
  • Tênis – 800 calorias
  • Futebol – 780 calorias
  • Aula de boxe – 660 calorias
  • Natação – 540 calorias

 

 

 

Fonte: (Bolsa de Mulher)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail