Publicações no Instagram e em outras redes sociais alegam que o CDC (Center For Disease Control and Prevention) divulgou um alerta de que os testes RT-PCR não são eficazes para detectar a contaminação pelo SARS-COV-2. Em algumas publicações, a frase sobre ineficácia é até grifada, para reforçar a mensagem.
A informação é falsa. Na verdade, o CDC divulgou um alerta para os laboratórios dos Estados Unidos, informando que depois do próximo dia 31 de dezembro irá desistir do pedido feito à FDA(Food and Drug Administration) no início da pandemia, para uso emergencial do teste que foi adotado a partir de fevereiro do ano passado para detecção unicamente do SARS-COV-2.
.jpeg)
Segundo o comunicado, o objetivo é dar tempo para que os laboratórios passem a adotar outros testes, já aprovados pela FDA, que permitem detectar não apenas o coronavírus que provoca a Covid-19, mas também os vírus que provocam a gripe comum.
O CDC incentiva os laboratórios a se prepararem para adotar estes testes múltiplos até o início da temporada da gripe, no final do ano, quando começa o inverno no hemisfério Norte. Os testes Multiplex, como são chamados, permitirão aos laboratórios economia de tempo e recursos, segundo o alerta do CDC. Abaixo, imagem do alerta do CDC, retirado da página do órgão na internet.
Fonte: (R7)