Todos notamos que no inverno a pele tende a ficar mais ressecada. Isso acontece, pois o vento, o frio e principalmente o ar seco, favorecem a evaporação da água através da pele, diminuindo seu grau de hidratação. Os banhos quentes e mais demorados, típicos desta época do ano, bem como o uso de sabonetes e detergentes agravam ainda mais esta condição por eliminarem o manto lipídico responsável por reter a umidade natural da pele.
O aspecto da pele muda completamente. Ela começa a apresentar-se mais áspera e opaca. Peles mais secas podem levar a descamação e a sensação desconfortável de repuxamento, gerando uma coceira bastante desconfortável. As linhas de expressão tornam-se ainda mais perceptíveis.
Em pessoas mais idosas a concentração de água na pele é diminuída e é por este motivo que estas sofrem ainda mais as consequências do tempo frio e as atitudes inadvertidas neste período do ano.
Para conseguirmos manter a pele hidratada basta tomar alguns cuidados básicos como:
-
Beber bastante água.
-
Evitar banhos quentes prolongados.
-
Usar um sabonete adequado, evitando produtos abrasivos como esfoliantes ou produtos alcoólicos que ressecam ainda mais a pele.
-
A utilização de óleos corporais de origem vegetal ou mineral antes ou durante o banho também ajudam.
-
Outra medida imprescindível é o uso de um bom hidratante imediatamente após o banho.
É importante lembrar que a pele do rosto merece sempre um cuidado especial e diferente da pele do corpo. Mesmo as peles oleosas necessitam de hidratação e neste caso a escolha de um produto adequado é fundamental para que não haja formação de cravos e espinhas.
Dicas de sabonetes
Fisiogel Sabonete Líquido
Lipikar Surgras La Roche Posay
Skin sec
Antirougeurs Dermo-Cleansing Milk
Dicas de hidratantes corporais
Dermovance S
Lipikar Baume AP
Hydraporin Mantecorp
Dicas de hidratante rosto
Cicaplast Baume B5
Trixéra Ávene
Hydrance optimale
Hydrating B5