INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ODONTOLOGIA

Quais medidas devem ser adotadas para a manutenção da saúde bucal?

Para que doenças se estabeleçam na cavidade bucal, é necessário que haja um quebra do equilíbrio, seja por baixa de fluxo salivar, seja por consumo de alimentos (qualidade, quantidade e freqüência) ou por falta de uma higienização adequada, que influenciam de forma direta a quantidade e a qualidade da microbiota bucal.
Algumas medidas podem ser adotadas para a manutenção do equilíbrio bucal, entre elas cita-se:

1. A ingestão de 8 copos de 300 ml de água por dia, importante para a manutenção do fluxo salivar, que tem função de limpeza fisiológica da boca e, através de sua capacidade tampão, do equilíbrio do ph bucal;

2. Evitar alimentar-se entre as refeições, pois geralmente estes “beliscos” não são seguidos de uma higienização adequada, além de dificultarem o reestabelecimento de um ph satisfatório na cavidade bucal, o tempo de permanência do alimento na boca e a quantidade de vezes que ele é ingerido são fundamentais para o aparecimento da cárie;

3. A qualidade dos alimentos é muito importante, quanto mais pegajoso for o alimento, maior é o tempo de permanência dele na cavidade bucal e, portanto, maior o seu potencial cariogênico (biscoito recheado, bala caramelo, etc.). Deve-se atentar, também, para alimentos que possuam açúcar oculto, como é o caso do ketchup. Os alimentos mais fibrosos promovem um estímulo maior das glandulas salivares, atuando de forma positiva na intensidade de seu fluxo;

4. A higienização bucal deve ser feita de forma adequada, usando a escova dental compatível com a sua boca, creme dental fluoretado não muito abrasivo, fio dental e limpador de lingua. Os enxaguatórios bucais só devem ser usados em casos específicos por conterem , em sua maioria, álcool em sua composição, o que promove uma maior descamação de células epiteliais na cavidade bucal propiciando a halitose;
Escovar os dentes de maneira incorreta pode causar danos à gengiva e aos próprios dentes. Escove corretamente!

saude-bucal1As cerdas devem ser posicionadas na horizontal ao longo da linha da gengiva numa inclinação de 45° mantendo contato tanto com a superfície da gengiva como a superfície do dente. Execute movimentos suaves de “pentear”, sempre no sentido gengiva-dente em ambas as faces (interna e externa).
Faça a escovação da arcada superior do lado direito para o esquerdo e da arcada inferior do esquerdo para o direito tendo assim a certeza que não esqueceu de nenhum dente.

 

saude-bucal2Nas faces oclusais dos dentes posteriores posicione as cerdas contra a superficie de mastigação fazendo movimentos para a frente e para trás.
O tempo de duração recomendado para uma completa escovação é de 2 a 3 minutos.

 

 

saude-bucal3A escova de dentes deve ser trocada após um resfriado, gripe ou qualquer doença contagiosa, ou se ela estiver com cerdas gastas ou tortas ou ainda regularmente a cada 3 ou 4 meses.
Escove seus dentes sempre após as refeições.

 

 

saude-bucal4Mesmo escovando de maneira correta você não consegue limpar totalmente os dentes.
Escovar não é suficiente, você precisa usar o fio dental para remover partículas de alimento e placa bacteriana localizadas entre os dentes e sob a linha da gengiva onde a escova não alcança.
Usando o fio dental 1 vez ao dia você pode remover a placa antes dela endurecer e se tornar tártaro.

saude-bucal51Separe cerca de 50 a 70 cm de fio dental e enrole no dedo médio de cada mão. Segure o fio entre o polegar e o indicador deixando de 3 a 5 cm do fio entre eles. Use o polegar e indicador para guia-lo. Mantenha o fio esticado e dirija suavemente pelo ponto de contato entre os dentes.

 

saude-bucal6Contorne com o fio ao redor da face do dente e faça movimentos para cima e para baixo contra a superficie do dente e sob a linha da gengiva. Use uma seção nova de fio dental para cada dente. Não se esqueça de limpar a face atrás dos últimos dentes de cada hemi-arcada.

 

Quem disse que dentes limpos é sinal de hálito fresco?

Limpar a língua é tão importante quanto escovar os dentes e usar o fio dental para se ter uma completa higiene oral.

Limpador de Lingua

Limpador de Lingua

 

legenda

1 Lingua que foi higienizada com escova de dentes 2 Usando Limpador de lingua 3 Apos o uso do Limpador de lingua

 

O limpador de língua rápido e fácil de usar:
Raspe suavemente toda a superficie da língua, com movimentos que vão da base para a ponta da língua. Lave o aparelho com água e sabão antes e depois de usá-lo.

 

 

 

 

Fonte:(Instituto Smile)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail