INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DOENÇAS

FIBROMIALGIA

A fibromialgia é algo que incomoda muitas pessoas no muito todo. Esta é uma espécie de desordem crônica que gera uma dor tendinosa e muscular que migra por diversos pontos do corpo do paciente. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito da fibromialgia considerando os seguintes tópicos:

 

O que é fibromialgia?

dores nas articulaçõesA fibromialgia é caracterizada por uma dor generalizada em diversos pontos do corpo do paciente, especialmente nas articulações e nos tendões. Acomete tanto os homens quanto as mulheres, estas, entretanto, estão mais propensas a desenvolver quadros de fibromialgia. Apesar de poder ser diagnosticada em crianças e em adultos, normalmente a fibromialgia é mais verificada em pessoas já na meia idade. Os locais mais agredidos são, geralmente, os braços, as costas, as pernas, os ombros, o quadril e pontos específicos no pescoço.

 

Como se adquire?

Não se sabe ao certo qual é a causa da fibromialgia. Porém, estudos indicam que os níveis de serotonina são bem mais baixos em pessoas que apresentam quadros de fibromialgia. Além disto, é sabido que alterações hormonais e situações de tensão ou estresse são grandes desencadeadores do seu aparecimento.

Não há nenhuma evidência concreta de que a fibromialgia seja algo causado por transmissão genética. Lesões repetitivas, acidentes automotivos e certas doenças como lupus eritematoso sistêmico podem acabar contribuindo para o aparecimento deste transtorno.

 

Quais são os sintomas?

As pessoas com fibromialgia tendem a reclamar que sentem dor em tudo. Não ocorrem inflamações ou qualquer espécie de deformação nas articulações, assim como o movimento destas não costuma ficar comprometido. A fibromialgia tende a incomodar muito, pois, por se tratar de uma complicação crônica, os sintomas e as dores vêm e vão tornando difícil até mesmo a realização de atividades cotidianas.

Devido às dores muitas pessoas não conseguem ter uma boa noite de sono, por isto a fadiga é outro principal sintoma da fibromialgia. Dores abdominais, prisão de ventre e até mesmo diarreia são alguns sintomas notados. Ansiedade e dores de cabeça podem vir a surgir. Depressão psíquica e dormência tanto nos pés quanto nas mãos também são sintomas muito comuns. Quando houver alguns destes sintomas deve-se logo consultar um médico especialista para o diagnóstico e início do tratamento adequado.

sintomas fibromialgia

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da fibromialgia é basicamente realizado através da pressão em determinados pontos e a identificação de locais dolorosos. Geralmente estes locais são áreas no pescoço, nas pernas, nas costas, nos braços, nos ombros e no quadril.

O médico também pode realizar algumas perguntas para avaliar o histórico do paciente. Acidentes traumáticos, eventos muito estressantes, doenças recentes e lesões repetitivas podem ser motivos para o desenvolvimento de um quadro de fibromialgia. Muitas pesquisas têm sido realizadas no mundo todo para ajudar o médico no diagnóstico da fibromialgia, entretanto, não existem ainda exames que possam auxiliá-lo neste procedimento.

 

Como é o tratamento?

Geralmente o tratamento da fibromialgia envolve uma série de cuidados. O médico pode recomendar o uso de alguns analgésicos para o controle da dor. Dormir o suficiente tem se demonstrado um método bastante eficiente no tratamento da fibromialgia. Uma boa alimentação e cuidado com movimentos diversos também são indicados.

fibromialgia dores e sintomasO condicionamento muscular é muito importante contra a fibromialgia. Por isto recomenda-se a prática de atividades físicas sempre acompanhadas pelo profissional mais indicado. Faz-se necessário também um acompanhamento emocional e psicológico em certos casos, já que o estresse e situações de tensão são grandes desencadeadores do aparecimento do distúrbio.

Massagens regulares e sessões de acupuntura são excelentes alternativas para a melhora do quadro de uma fibromialgia. É recomendada a busca por uma posição confortável sempre que for se permanecer durante muito tempo sentado ou na mesma posição. Evitar carregar muito peso e tomar os remédios recomendados são também medidas importantes para o controle da fibromialgia.

Sempre que houve algo de anormal acontecendo em seu organismo não hesite em procurar por um médico especialista. Somente ele poderá realizar o diagnóstico da melhor forma possível e saberá lhe prescrever o medicamente indicado. Não tome remédios por conta própria e nem faça auto-análises. Sua saúde vem em primeiro lugar, reserve um tempo para cuidar dela.

 

 

 

 

Fonte: (Saúde Medicina)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail