Você provavelmente já ouviu falar de alimentação funcional. Mas você sabe o que exatamente este termo significa?
.jpg)
Conforme estudo publicado no Jornal Eletrônico da Universidade Federal de Santa Catarina, o termo “alimentação funcional” engloba alimentos que não apenas nutrem, mas que também fazem bem à saúde ou nos mantêm saudáveis. Para atingir esse benefício suplementar, as comidas ou bebidas são enriquecidas com vitaminas e sais minerais, ácidos graxos, bactérias, fibras e outras substâncias – para estimular a digestão ou fortalecer o sistema imunológico.
Afirma-se que alguns gêneros alimentícios podem baixar a pressão arterial, evitar diabetes e até combater o câncer. No entanto, é preciso ter consciência de que estes alimentos funcionais não funcionam como medicamentos.
Como são produzidos alimentos funcionais?
Todos os grandes produtores de alimentos têm laboratórios, nos quais examinam seus produtos e desenvolvem novas variações. Neles são ainda testados quais os aditivos que podem ser introduzidos. Em geral, são obtidos de produtos naturais e entregues na forma de matéria-prima. Às vezes pode-se simplesmente misturá-los, em outros casos trata-se de uma questão de design.
<h3 class="p1" style="box-sizing: border-box; margin: 0px; padding: 0px 0px 1rem; font-weight: normal; font-family: " segoe="" ui="" semibold",="" "segoe="" wp="" wp",="" ui",="" arial,="" sans-serif;="" font-size:="" 2rem;="" line-height:="" 1.3;="" color:="" rgb(51,="" 51,="" 51);"=""> Os alimentos funcionais fazem efeito?
A maioria dos produtos promete mais benefícios do que pode comprovar. As quantidades de substâncias benéficas são relativamente pequenas, e os médicos discutem se vitaminas, minerais e outros nutrientes, artificialmente introduzidos, têm o mesmo efeito que as substâncias encontradas em frutas e legumes.
Fibras passam pelo intestino sem serem decompostas, estimulando assim a digestão, mas os ácidos graxos ômega-3 artificiais têm um efeito diferente de quando ingeridos junto com o peixe ou a linhaça. Por fim, alguns efeitos positivos dos alimentos funcionais foram realmente comprovados em laboratório.
Fonte: (MSN)