INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DERMATOLOGIA

O que é bom para queimadura solar: se não cuidada, ela pode infeccionar

Permanecer muito tempo sob o sol sem proteção, na praia, clube ou mesmo realizando atividades ao ar livre, invariavelmente vai resultar em queimaduras na pele. Além de dores, desconfortos e manchas, as queimaduras de sol podem causar complicações mais sérias de saúde.

Riscos

Além dos desconfortos, dores e marcas na pele, a queimadura de sol pode ter complicações, como infecção, por exemplo. Ela ocorre quando as queimaduras resultam em bolhas que, rompidas, aumentam os riscos de entrada de bactérias.

A queimação solar ainda acelera o processo de envelhecimento da pele, fazendo com que você aparente mais idade do que realmente tem. Esse processo é chamado de fotoenvelhecimento.

Por fim, a exposição excessiva ao sol e as queimaduras elevam os riscos de desenvolver câncer de pele, como o melanoma, por exemplo. Neste caso é importante buscar ajuda médica ao notar mudanças na pele. Novos sinais, crescimento de pintas pré-existentes, mudança de cor e textura e feridas que não cicatrizam devem ser avaliadas.

Proteção da queimadura

Evitar exposição ao sol, cobrindo as áreas afetadas com roupas e ficando na sombra até que a queimadura cicatrize.

Beber água

Manter a hidratação consumindo bastante água. A medida ajuda a reduzir a temperatura corporal e a repor a quantidade de líquido perdida através da transpiração.

Remédios orais

Analgésicos podem ajudar a aliviar a dor e a febre causadas pela queimadura de sol. Anti-inflamatórios também ajudam a aliviar a dor, reduzir a inflamação e reduzir a temperatura corporal. Os medicamentos, no entanto, devem ser administrados com orientação médica.

A prevenção ainda é a melhor forma de evitar queimaduras de sol na pele. O uso de filtro solar deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer. Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol, segundo a SBD.

Alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenoides, substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante. Ela é encontrada em frutas e em legumes de cor alaranjada ou vermelha.

 

 

Fonte: (MSN)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail