Quais são os benefícios que o cobre presente nos alimentos nos proporciona? Onde podemos encontrar esse mineral? Oleaginosas, abacate, leguminosas, cacau e carnes vermelhas são as principais fontes de cobre.
Poucas pessoas conhecem os efeitos positivos do cobre para a saúde. Por isso, é aconselhável incluir na dieta diária os diferentes alimentos que contenham esse mineral em grande proporção. As receitas ricas em cobre apresentadas a seguir são muito fáceis de preparar e oferecem todos os nutrientes de que o corpo precisa para se manter saudável e forte.
O cobre é um dos nutrientes mais importantes e essenciais para a vida.Alguns dos benefícios desse elemento para a saúde são: melhora o sistema imunológico, previne a destruição celular, reduz o progresso da osteoporose, fortalece o coração, entre outros.
Mas onde encontramos o cobre de que o nosso corpo precisa? Alguns alimentos como, por exemplo, as oleaginosas, as carnes vermelhas, as leguminosas, o cacau e o abacate, entre outros, são uma fonte desse mineral.
Receitas ricas em cobre
1. Camarão ao limão
Ingredientes
450 g de camarão
6 pepinos cortados em fatias finas
7 colheres de sopa de azeite de oliva
1 limão
Cebolinha ou salsinha picadinha
Suco de um limão
Uma fatia fina de cebola
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Em uma tigela, coloque as fatias de pepino, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, os temperos e misture muito bem.
Refogue os pepinos dos dois lados em uma frigideira por dois minutos ou até que fiquem macios.
No liquidificador, adicione a cebolinha ou salsinha, a cebola, o limão e o restante do azeite de oliva. Bata muito bem.
Refogue o camarão com o suco de limão em uma frigideira.
Por fim, coloque os pepinos em um prato, coloque o camarão por cima e, ao redor, o limão.
Em uma panela, derreta a manteiga e adicione a cebola e o alho-poró, finamente picados.
Então, em um liquidificador, coloque a cebola e o alho-poró, as folhas de hortelã, o creme de leite e as especiarias. Bata muito bem até obter uma consistência espessa, como uma sopa.
Aqueça a mistura em uma panela.
Em uma frigideira, adicione o azeite de oliva e as ostras. Doure de ambos os lados e, quando estiver pronto, misture à sopa. Elas devem ficar malpassadas, caso contrário terão uma textura de borracha.
Por fim, ferva durante alguns minutos, corrija o sal e sirva.
Descasque e pique as chalotas finamente e, em seguida, refogue-as em uma frigideira com manteiga. Se você não tiver chalotas à mão, pode substituir por uma combinação de alho-poró e cebola.
Adicione à frigideira a abobrinha previamente lavada, descascada e cortada em cubos. Logo depois, adicione também os cogumelos.
Adicione o arroz, tempere com sal e pimenta a gosto e então refogue por mais alguns minutos.
Adicione o vinho e deixe evaporar.
Despeje o caldo e continue cozinhando até que o arroz esteja pronto.
Adicione o creme de leite por cima e então misture bem todos os ingredientes.
A técnica para obter um bom risoto consiste em mexer o arroz continuamente, conforme os líquidos forem sendo adicionados aos poucos.
Sirva e polvilhe o queijo parmesão por cima. Acompanhe com duas fatias de foie gras.
O arroz deve estar al dente, não muito cozido.
Embora possam não ser receitas rápidas, para serem preparadas em poucos minutos, não tenha dúvidas de que são realmente deliciosas. Além disso,graças a essas receitas ricas em cobre, você poderá desfrutar dos grandes benefícios desse nutriente para o seu organismo.