INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
VOCÊ SABIA?

Causas do ronco: 8 motivos inesperados que te levam a roncar

ronco afeta mais de 90 milhões de americanos e a maioria dessas pessoas “não sabe por que ronca ou o que o ronco pode indicar sobre sua saúde geral”, segundo Jagdeep Bijwadia, médico do sono e de doenças pulmonares.

O ronco pode ser um sinal de alerta para um distúrbio do sono, como a apnéia, uma condição que pode causar uma pausa na respiração durante a noite.

Estudos recentes mostraram que o ronco pode levar a um alto risco de endurecimento das artérias, uma das principais causas de acidente vascular cerebral, e problemas cardíacos em geral, disse Steven Olmos, fundador da TMJ & Sleep Therapy Centers International.

Felizmente, você pode controlar a maioria desses casos. E o primeiro passo é descobrir o que o causa o ronco para obter a condição de tratamento adequado.

Entenda alguns motivos que podem te levar a roncar.

2. Você tem uma obstrução nasal

Ter algo bloqueando sua respiração pode definitivamente contribuir para o ronco. Isso pode acontecer devido a uma alergia ou a um desvio do septo, de acordo com Brian Drew, médico da Ear Nose e Throat Specialty Care.

Um alergista pode te ajudar a tratar seus problemas com ácaros da poeira ou um otorrinolaringologista pode ajudá-lo a encontrar uma maneira eficaz de reduzir o ronco que ocorre por causa da obstrução nasal.

“Sprays nasais aumentam o volume nasal em 20%, e isso impacta drasticamente no seu ronco”, acrescentou Olmos. 

4. Pode estar relacionado ao seu peso

O excesso de peso corporal pode levar a um tônus ​​muscular fraco e a uma quantidade maior de tecido ao redor da garganta e do pescoço. Ambos podem catalisar uma piora na condição do ronco.

Garantir que você está ativo durante todo o dia irá proporcionar-lhe mais qualidade de sono, disse Bijwadia, observando que a manutenção de um peso saudável pode diminuir o seu ronco.

6. Pode ser relacionado com a sua idade

O ronco é mais comum à medida que envelhecemos “simplesmente por causa do tecido flexível” nos corpos, disse Frank.

Exercícios como cantar, acredite ou não, podem ajudar nisso, acrescentou Olmos. 

8. Você é um homem

Desculpem, caras. Pesquisas sugerem que as diferenças físicas entre os sexos podem contribuir para o ronco. Por exemplo, os homens têm passagens aéreas mais estreitas que podem agravar o problema. Homens estatisticamente bebem mais álcool do que mulheres, o que pode levar ao ronco induzido por inflamação.

Se você não se identifica com nenhum destes exemplos, é aconselhável que você faça uma investigação sobre a apneia do sono.

O ronco muitas vezes pode ser um sinal de apneia obstrutiva do sono, que é uma condição médica séria. A condição pode fazer que você pare de respirar enquanto está dormindo, porque os tecidos moles em sua garganta colapsam e bloqueiam suas vias aéreas.

“As vibrações desses tecidos moles é que causam o ruído do ronco”, disse Kimanh Nguyen, médico otorrinolaringologista.

Os sintomas da apneia podem incluir roncos altos, cansaço durante o dia, dores de cabeça matinais, sono agitado e períodos em que você para de respirar ou acorda com falta de ar.

A condição, que pode ser tratada por um médico otorrinolaringologista ou especialista em sono, é diagnosticada por um teste chamado polissonografia ou estudo do sono.

Se não for tratada, pode levar a pressão alta e problemas cardíacos. Então, se nenhuma das questões acima parece ser a razão para o seu ronco, converse com um médico o mais rápido possível.

 

 

 

 

Fonte: (MSN)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail