INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
SAÚDE DA MULHER

Ar condicionado gelado prejudica produtividade de mulheres
Mulheres têm desempenho prejudicado por ar gelado

Mulheres têm desempenho prejudicado por ar gelado

Freepik

Desde a escola, passando pela faculdade e chegando em escritórios ou qualquer outro local de convívio coletivo, é normal perceber a disputa pela temperatura do ambiente como uma guerra dos sexos: homens normalmente preferem os locais mais frios, devidamente aclimatados pelo ar condicionado intenso, enquanto as mulheres tendem a preferir uma temperatura mais amena, menos gélida.

Toda generalização é imprecisa, mas um estudo veio para comprovar que não só a temperatura ártica que costuma imperar nesses locais tende a ser uma afirmação sexista, como prejudica a produtividade das mulheres em seus locais de trabalho – para muito além simplesmente do conforto.

É comprovado que a tendência mais fria dos escritórios prejudica as mulheres por princípio: não só os homens costumam vestir terno e gravata, como as mulheres possuem comumente menos gordura e pelos no corpo, produzindo, assim, menos calor. Para além de tais importantes premissas, o estudo – conduzido pelo economista alemão Agne Kajackaite, em parceria com o economista Tom Y. Change, da Universidade do Sul da Califórnia – recrutou 543 estudantes, cerca de 60% homens, em uma média de 23 anos. Todos tiveram de cumprir os mesmos testes cognitivos, variando somente a temperatura da sala: de 16 graus para 32 graus celsius.

 

A ideia era medir o quanto a temperatura poderia interferir nos resultados, e o estudo levantou o esperado: os homens não tiveram um bom desempenho no calor, acertando uma média de 0.07 questões a cada grau aumentado na temperatura, enquanto as mulheres melhoraram 1,76% seu desempenho a cada grau elevado. Trata-se ainda de um experimento isolado, e novos testes precisam ser realizados para a eficácia real de tal sugestão – mas os dados indicam o que todos sabem. Tal estudo aponta para a necessidade cada vez mais evidente de controles pessoais e áreas com diferentes temperaturas nos escritórios, não só para o conforto individual que é direito de todos, como para o próprio desempenho profissional.

 

 

 

Fonte: (R7)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail