Acne que aparece quando você malha. saiba a causa
Acne mecânica: já ouviu falar? Pois saiba que acne nas coxas e costas, que surge após a fricção da pele tanto com a roupa quanto com a própria pele, é uma reclamação recorrente no consultório dermatológico.
.jpg)
Porém, segundo a Dra. Claudia Marçal, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, essas alterações, na maioria dos casos, não são realmente acne.
“Caracterizadas por lesões inflamatórias que podem evoluir para nódulos e cistos, essas alterações na pele conhecidas popularmente como acne mecânicasão, na verdade, erupções como cravos, espinhas e foliculite, que surgem em áreas de atrito ou pressão, independentemente de o paciente possuir ou não predisposição ao desenvolvimento de acne”, explica a dermatologista.
Depois da malhação
Imagem: Shutterstock
É muito comum que essas erupções ocorram após a realização de uma atividade física muito intensa, justamente porque são geradas pelo atrito. “Certos tipos de tecidos, principalmente os sintéticos, também podem causar estas alterações.
Lã, elastano e nylon, muito utilizados em roupas de frio, e poliéster, comum em trajes esportivos, estão entre os principais culpados.” Estes tipos de tecidos promovem uma fricção maior com a pele e impedem que ela respire adequadamente, provocando superaquecimento e retenção do suor.
Cabelo X acne
Imagem: Shutterstock
Porém, a fricção da pele com as roupas e com a própria pele não são as únicas causas dessas alterações. Segundo a especialista, outra causa comum do problema tem relação com os cabelos.
“Pessoas com cabelo comprido tendem a apresentar estas erupções nas costas. Quando o cabelo está solto, além do atrito que estimula as glândulas sebáceas a inflamarem, os produtos presentes nos fios podem causar o entupimento dos poros na região”, alerta.
GPS da acne
Como não há, no entanto, infecção pela bactéria P. Acnes, essa alteração não deve ser tratada como acne comum. Geralmente atingindo áreas onde há uma maior concentração de glândulas sebáceas, como as costas e o colo, mas podendo surgir em qualquer parte do corpo, essas alterações podem ser causadas pelos mais diversos fatores.
Cuidados e prevenção
Imagem: Shutterstock
Mas existem alguns cuidados que podem ser tomados para prevenir o surgimento dessas erupções. Por exemplo, é importante evitar o uso de calças muito justas e roupas de tecidos que retêm o suor, pois isso acaba dificultando que a pele respire de maneira adequada.
Além disso, nunca tente espremer a inflamação, senão a situação pode acabar se agravando. “Prefira sempre roupas de algodão, produtos menos pesados e oleosos e realize semanalmente uma esfoliação corporal. Se o seu cabelo for muito comprido, é importante também mantê-lo preso quando estiver com as costas expostas e higienizá-lo sempre para evitar que os restos de produtos acabem entupindo os poros”, esclarece a dermatologista.
“Depois da atividade física, é fundamental que tirar a roupa suada o quanto antes, para permitir que a pele respire.”
Tratamento eficaz
O uso de antibióticos e cosméticos secativos, como os usados para tratar outros tipos de acne, não é eficaz. Para acabar com as erupções causadas pelo atrito e retenção do suor, o que os especialistas recomendam é a extração feita por um profissional especializado.
“Em alguns casos, podem ser utilizados também sabonetes antissépticos e cosméticos calmantes para tratar estas lesões que parecem acne. Porém, se você notar o surgimento destas erupções, não tente resolvê-las com receitas caseiras que circulam pela internet. Consulte um dermatologista”, finaliza a Dra. Claudia Marçal.
Fonte: (My Beauty)