A idade para iniciar no esporte depende do desenvolvimento da criança, mas aos 5 anos ela já pode começar a praticar natação, ginástica olímpica e futebol, que não exigem tanto preparo. Já para esportes que pedem mais coordenação motora como vôlei e basquete, o ideal é iniciar entre os 10 e 12 anos.
Principais benefícios
Além de manter hábitos saudáveis desde a infância e prevenir doenças como a obesidade, começar cedo no esporte ajuda a desenvolver a autoconfiança, descobrir as possibilidades e limitações do corpo, superar a timidez, aprender a resolver conflitos, a ser criativo e a cooperar, a competir de forma saudável e fazer amigos.
Acompanhamento nutricional
Para uma boa recuperação, a criança deve ingerir uma refeição variada com carboidratos, proteínas, gorduras e vitaminas ideias. A alimentação adequada irá garantir um bom rendimento ao longo do dia, na concentração e no foco geral.
Entenda os limites do seu filho
É muito importante que os pais atentem aos sinais que o filho dá, respeitando o seu cansaço sem forçar as práticas excessivas de esporte. Crianças entre três e cinco anos não devem fazer exercícios físicos.
Sedentarismo na infância
Ignorar as atividades físicas desde cedo pode implicar no ganho de peso ao longo dos anos e também em doenças crônicas degenerativas e problemas cardiovasculares. Incentive a prática esportiva do seu filho para que ele cresça de forma ativa e saudável.