INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
NOTÍCIAS

Mário Penna abre mais mil vagas para mamografias gratuitas em BH

Mulheres que não conseguiram agendar o exame de mamografia gratuitamente pelo Hospital Mário Penna fiquem atentas. O instituto informou nesta quarta-feira (10) que abriu mil novas vagas para realização do exame. 

No início do mês, o Mário Penna havia oferecido 1.500 exames gratuitos de mamografia. A notícia se espalhou e rapidamente todas as vagas foram preenchidas. Devido ao sucesso da campanha, o hospital negociou com a Secretaria Municipal de Saúde e conseguiu disponibilizar novas vagas. A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa, em comemoração ao mês de prevenção ao câncer de mama.

Conforme o Hospital Mário Penna, podem realizar o exame mulheres com idades entre 50 e 69 anos, critério exigido pelo Ministério da Saúde. Para agendar basta ligar no número (31) 3349-1212.

Prevenção e autoexame

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo colocado em número de vítimas no Brasil e responde por 28% dos novos casos a cada ano. O controle médico e a prevenção dos sintomas são importantes para que aumentem as chances de tratamento e cura uma vez que é fechado o diagnóstico. 

Além do exame de mamografia, manter hábitos saudáveis e o conhecimento do próprio corpo pode ajudar as mulheres a prevenir o desenvolvimento da doença. De acordo com o instituto, com alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de desenvolver o câncer. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e controlar o peso corporal também são consideradas práticas preventivas. Amamentar também diminui consideravelmente as chances de desenvolvimento da doença.

Uma das ferramentas para conhecer a mama e notar qualquer alteração é o autoexame/observação. Ele pode ser feito sempre que a mulher se sentir confortável para tal, seja no banho, trocando a roupa ou em situações cotidianas. Não há uma técnica específica, mas a recomendação do Inca é de que a mulher apalpe as mamas e conheça seu estado saudável para se, um dia, encontrar alguma alteração, procure o serviço de saúde para a investigação diagnóstica.

 

 

Fonte: (Hoje em Dia)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail