Por que algumas pessoas têm mais cáries que as outras?
As cáries se desenvolvem pela a alta ingestão de açúcar
Algumas pessoas acabam sendo mais propensas ao desenvolvimento de cáries. Conforme a dentista Christina Coutinho (CRO-RJ 14891) isso ocorre devido a falta de higienização bucal. “As cáries estão relacionadas à deficiência de higiene bucal associada à exposição frequente de uma dieta rica em sacarose”, explica. Entretanto, não é preciso abrir mão dos doces, mas sim escovar os dentes sempre após a ingestão.
Quais os sintomas?
As lesões causadas por cáries podem ser de dois tipos: cavitadas e não cavitadas. As cavitadas são resolvidas no consultório do dentista com uma restauração dentária. Neste processo, é removido a parte do dente deteriorada e, posteriormente, o buraquinho é preenchido com uma massinha (restauração) que impede que a cárie continue a danificar o dente. Nos casos das não cavitadas, o controle pode ser feito diretamente de casa com uma boa higiene bucal. “O consumo de uma dieta equilibrada e da exposição dos dentes ao flúor é essencial para a prevenção com as cáries”, alerta Christina.
Cáries nas crianças
Para evitar a proliferação de cáries é simples: uma boa higienização bucal. Escove os dentes sempre após as refeições com uma escova macia e com cremes dentais com flúor. Utilize o fio dental, principalmente antes de dormir. Evite o consumo de alimentos açucarados e beba muita água para estimular a produção de saliva. A saliva também age na proteção dos dentes quando algo não vai bem na nossa saúde bucal. E não se esqueça de consultar o dentista de 6 em 6 meses para uma revisão e para manter uma boa saúde oral.