INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ODONTOLOGIA

Escovação adequada ajuda a proteger os dentes e gengivas

A escovação adequada ajuda a proteger os dentes e gengivasNão é novidade que a escovação dental é importante para a saúde bucal e geral da população. Porém, o número de adultos e crianças que fazem uma escovação adequada dos dentes e da boca é pequeno. Não é o simples fato de encher a escova com creme dental e fazer espuma ou mesmo, substituir uma boa escovação pelos enxaguantes bucais. Então, desta forma, não significa que por escovar os dentes três vezes ou mais durante o dia, estará protegido contra problemas bucais.

O principal problema derivado da má higienização bucal é a cárie; porém, há outros problemas decorrentes como a gengivite, periodontite, o tártaro, mau hálito, etc. Há também os problemas de saúde ocasionado devido a problemas bucais como a inflamação na gengiva, que a endocardite, o parto prematuro, a impotência, dentre outros. Sendo assim vemos que a escovação e higienização adequada dos dentes, gengivas, língua e bochechas é um fator crítico para toda a saúde bucal.

Não somente os adulto necessitam destes cuidado, mesmos os bebês que ainda não nasceram os primeiros dentinhos necessitam que seja realizado a higiene bucal. A limpeza da boca do bebê deve ser realizada com um lenço umedecido ou uma escova de dedo (silicone). Para os casos das criancinhas que já tem seus dentinhos, mas não sabem cuspir e acabam engolindo o creme dental, o ideal é usar pasta de dente sem flúor.

O processo de higiene bucal deve iniciar com o bochecho com água para reduzir a acidez. Depois o ideal é aguardar, quando possível alguns minutos e só depois realizar a escovação. Assim, a correta higienização é facilitada, protegendo o esmalte dos dentes.

Na hora da escovação, lembre-se que para ela ser adequada é preciso investir tempo. Não adianta gastar 10 segundos para escovar os dentes. Certifique-se que cada face do dente foi devidamente escovado, em seguida escove as gengivas e bochecha e depois limpe a língua com um limpador apropriado ou com uma escova de dentes mesmo.

Alguns detalhes fazem a diferença na hora da escovação

Tratando-se do uso de creme dental, menos é mais. Isso mesmo. Não necessita entupir a escova com pasta. Uma quantidade do tamanho de uma ervilha é o recomendado. Opte também por escovas com cerdas macias e, cabeças pequenas e arredondadas. Realize movimentos leves e circulares para evitar o desgaste do esmalte dental cuja a função é justamente proteger os dentes contra a cárie.

Lembre-se de usar o fio dental para remover os restos de alimentos entre os dentes – evite o uso de palito de dentes. Para finalizar use, quando recomendado por seu dentista, enxaguante bucal.

A escova de dente merece atenção

É importante que para uma escovação adequada, a escova esteja devidamente limpa. Enxague-a bem após usá-la para evitar que restos de alimento fiquem nela e se transformar numa colônia de bactérias. Após enxaguá-la, pingue algumas gotinhas de enxaguantes bucais e a mantenha a pelo menos 1 metro e meio de distância do vaso sanitário e coberta. Ah, lembre-se de trocá-la a cada três meses ou caso as cerdas estiverem gastas antes deste período.

Com estes simples cuidados é possível realizar uma escovação adequada e assim mantes os dentes e a saúde bucal sempre em ordem. Vá a seu dentista ao menos duas vezes por ano (a cada seis meses) para fazer uma avaliação e limpeza de seus dentes.

 

 

 

 

Fonte: (Dentista Campo Grande)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail