Não é novidade para ninguém a importância de uma boa escovação dental para proteger os dentes, gengivas e a saúde bucal como um todo. Porém, ainda, infelizmente, nem todas as pessoas levam esta simples recomendação tão a sério, não fazendo uma perfeita higiene dos dentes e da boca. Há atém quem pese que o simples fato de encher a escova de dentes de creme e fazer bastante espuma, que já é o suficiente. Há também os que substituem uma boa escovação pelos enxaguantes bucais. São vários os erros cometidos que colocam em xeque a saúde bucal desde crianças a adultos.
Diversas doenças bucais podem surgir pelo simples fato de uma escovação dental incorreta, e acarretar problemas não somente na boca, mas em outras partes do corpo, isto porque em alguns casos como a gengivite, ocorre a inflamação na gengiva, onde por meio da corrente sanguínea as bactérias podem ser levadas a outras regiões do corpo causando por exemplo: endocardite, impotência sexual e parto prematuro. Com o passar dos anos, a má higiene bucal pode ocasionar a perda de dentes.
Mesmo que você não tenha a dentição completa, a higiene bucal não deve ser negligenciada. E mesmo os bebês antes mesmo de nascerem os primeiros dentinhos necessitam de cuidados coma higiene bucal e os cuidados devem ser redobrados, por volta dos seis meses de vida, quando os primeiros dentinhos tendem a nascer.
Os cuidados com a saúde bucal feito regularmente em casa não significa que a visita periódica (ao menos a cada seis meses) ao dentista seja negligenciada. Em alguns casos, dependendo de pessoa para pessoa, este prazo necessite ser ainda menor. Pro exemplo: pacientes que têm gengivite e doença periodontal, devem ir a cada três meses.
Dicas para uma escovação dental correta
1- Não escove os dentes logo após a refeição. O indicado é primeiro fazer um bochecho com água para reduzir a acidez e só depois de alguns minutos (aproximadamente 30 minutos) realizar a escovação. Dessa forma, a correta higienização é facilitada – protegendo o esmalte dos dentes.
2- Não escove rápido demais.
O tempo médio ideal para conseguir escovar bem todos os dentes é de dois minutos. E lembre-se: todos os dentes merecem a mesma atenção.
3- Faça movimentos circulares e suaves
Exercer muita pressão sobre a escova durante a escovação além de proteger os dentes, você estará retirar o esmalte do mesmo, deixando-o exposto as bactérias causadoras da cárie. Busque fazer movimentos suaves e circulares.
4- Cuide da escova dental
Sua escova merece todo o cuidado possível, afinal ela é a grande protagonista no cuidado da saúde bucal. Sempre após o uso, deve ser limpa para não acumular restos de alimento e se transformar numa colônia de bactérias. Pingue, nas cerdas, sempre algumas gotinhas de enxaguante bucal para ajudar na limpeza e mantenha a pelo menos um metro e meio de distância do vaso sanitário. Lembre-se também de trocá-la ao menos a cada três meses.
5- Escove a língua e as gengivas
Não é somente os dentes que devem ser limpos, a língua e gengiva também precisam ser escovados para a retirada de restos de alimentos, evitando a proliferação de bactérias. Para a língua é possível utilizar a mesma escova ou um raspador de língua.
Seguindo estes simples passos, você conseguirá realizar uma escovação dental correta e ajudar assim a proteger seus dentes e gengivas de problemas bucais que podem afetar não somente sua boca, mas a saúde do corpo como um todo.
Fonte: (Dentista Campo Grande)