Nadando contra a crise e contra a corrente, a empresária Renata Poskus coloca de pé mais uma edição do Fashion Weekend Plus Size, o principal evento de atacado voltado para este segmento de moda.
A 17ª edição será realizada neste domingo (8), no shopping Frei Caneca, em São Paulo. Serão 14 marcas desfilando, além de palestras sobre o tema. Muitas dessas grifes são criadas por mulheres gordas, que montam o negócio por gosto pessoal, para ter o que desejam e não encontram.
— Acho que é um mercado que não era explorado. Ainda hoje, você entra num shopping center, metade da pessoas estão acima do peso, e tem duas lojas com roupa de gorda. Atualmente as clientes aprenderam a exigir produtos, mudou a mentalidade. Há uns 15 anos, lembro de entrar em uma loja e dizer que o GG não me servia. A lojista me falou: "Nosso GG é GG, talvez você tenha que emagrecer". E eu não reclamei, não disse nada. Hoje em dia a atitude mudou.
Apesar do crescimento do mercado, que, segundo dados do IEMI – Inteligência de Mercado, cresceu quase 7% comparando com o ano anterior, enquanto o mercado de vestuário geral cresceu apenas a metade disso, os empresários da área e seu público ainda enfrenta preconceitos.
— Há confeccionistas que se recusam a aumentar a grade, alegam que não querem gordos usando a marca, que a roupa fica feia, que gordo é nojento. Ainda há quem pense asssim.
Mas a verdade é que o mercado plus size, de acordo com a Abravest – Associação Brasileira do Vestuário -, movimenta cerca de R$ 5 bilhões por ano. Dados do IBGE apontam mais de 100 milhões de brasileiros plus size. Consumidor tem. Faltam mais fabricantes dispostos a atuar no setor.
Renata Poskus admite que enfrentou a crise, mas fará mudanças na periodicidade do evento.
— Muitos eventos acabaram e nós estamos aqui, a custa de muito esforço. Meu projeto é fazer apenas um evento anual, e não mais sazonal, e as marcas participantess decidem o que querem mostrar. Devo investir mais também nas palestras e bate papos. Há muita gente atrás de conhecimento.
O evento começará às 11h, com as palestras e o salão de negócios. Os desfiles estão previstos para as 17h. O público em geral pode adequirir ingressos no Ticket 360. O valor é R$ 50, a inteira, e R$ 25, a meia para estudantes.
Veja a programação das palestras:
12h – EU CONHEÇO O MEU PÚBLICO?
Consumidoras plus size não são todas iguais. Cada uma tem um perfil e estilo diferentes e anda cada vez mais exigente. Neste cenário, as suas campanhas representam o seu público consumidor? A linguagem usada nas redes sociais da sua marca, a estrutura da sua loja, a postura das vendedoras, campanhas de marketing conversam com a sua consumidora? Como comprar uma coleção para revender que tenha a cara da sua consumidora?
Neste bate-papo você saberá como identificar o seu público e fidelizá-lo, reforçando o valor da sua marca e aumentando suas vendas. Palestrante: Rafa Coelho: Belo Horizontina, formada em Administração e em Rádio TV. É pós-graduada em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa/Branding. Atua como consultora de marcas e moda plus size em Belo Horizonte, Minas Gerais.
14h – MULHERES MADURAS E A NOVA MODA PLUS SIZE
Para se destacarem no mercado da moda, algumas marcas plus size quebraram paradigmas investindo em modelos antes banidos do guarda-roupa das mulheres GG: top cropped, muitas estampas, roupas justas e curtas etc viraram carro-chefe das coleções.
Mas e a mulher plus size madura, cada vez mais moderna, mas que ainda assim quer investir em um guarda-roupa clássico para o dia a dia e para o trabalho? O mercado deixou de investir nessas mulheres? Quem são essas mulheres maduras e o que elas esperam da moda plus size? Palestrante: Dani Rudz, paulista. blogueira, eleita como uma das 10 fashionistas plus size acima dos 30 anos que mais inspiram. É consultora de mercado plus size. Convidada especial; Silvia Neves, modelo plus size, 43 anos.
16h – TENDÊNCIAS INVERNO 2018
Nesta palestra, lojistas conhecerão todas as tendências de cores, estampas e modelos que estarão em alta nas vitrines do inverno 2018. Esta troca de conhecimentos auxilia os lojistas a realizarem compras conscientes e a identificarem nos desfiles que acontecerão logo após essa apresentação, todas as tendências internacionais aplicadas à nossa moda plus size nacional. Palestrante: Isabela Helou, consultora de estilo, especializada em styling na Inglaterra.
Fonte: (Meu Estilo)