Uma unidade móvel vai ser instalada no estacionamento da Câmara Municipal de Belo Horizonte para realizar exames de mamografia e eletrocardiograma de graça, nesta quinta-feira (8) e na sexta (9).

O atendimento feito por enfermeiras será das 9h às 17h, por ordem de chegada, limitado a 50 senhas por dia para o eletrocardiograma e a 30 para a mamografia. Não há necessidade de pedido médico nem limite de idade para a realização dos exames. 

A ação, que conta com a parceria do Projeto Margarida, pretende mobilizar a população feminina da capital para o diagnóstico precoce do câncer de mama e de problemas cardíacos, aumentando as chances de cura das doenças.

As interessadas deverão apresentar apenas o documento de identidade com foto. A previsão para a entrega do resultado é de até 30 dias.

Casos

Cerca de 600 mil novos casos de câncer serão descobertos em 2018, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Com exceção do câncer de pele não melanoma, os tipos de câncer mais frequentes serão o câncer de próstata, com 68.220 casos novos, seguido do de mama, com 59.700.

E segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mulheres acima dos 60 anos morrem de quatro a seis vezes mais do coração do que de câncer de mama e de colo do útero.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Hoje em Da)