INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
BEM ESTAR

Atividade física em busca da boa saúde
Foto: Internet

Foto: Internet

Uma das questões mais importantes quando se fala em manutenção ou busca da boa saúde é a prática regular da atividade física. Muitos estudos já foram realizados sobre o exercício físico e a sua relação com a prevenção de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade, patologias do sistema músculo-esquelético, estados depressivos e ansiosos. Além de prevenir doenças, trazem à saúde do praticante uma melhora da capacidade cardio-respiratória, da postura, satisfação com o próprio corpo, humor, rendimento cognitivo e da qualidade de vida.

Os benefícios da atividade física já são bem conhecidos e recomendados a todos pelas associações de saúde ao redor do mundo, como National Institute of Health, American Heart Associacion e Sociedades Brasileiras de Cardiologia e de Medicina de Família e Comunidade, desde que não existam contra-indicações.

Para redução do peso, um programa de exercícios com duração semanal de pelo menos 200 minutos mostra bons resultados. Os aeróbicos são os mais eficazes para se obter perda de peso, como nadar, caminhar, correr e andar de bicicleta. A musculação entra como coadjunvante, que auxilia na execução de outras atividades.

Estudos do New England Journal of Medicine indicam que 4 horas semanais de atividade física de intensidade moderada a intensa diminuiram em até 70% em relação a um estilo de vida sedentário a incidência de diabetes tipo II. A prática da musculação chega a reduzir a quantidade de medicamentos necessários para manter uma taxa de glicose no sangue dentro dos parâmetros estipulados como normais.

A atividade física regular melhora também a dislipidemia, com aumento dos níveis de HDL (o “bom colesterol”) e menores taxas de LDL (“colesterol ruim”) .

Outros estudos randomizados do American College of Physicians comprovaram que exercícios aeróbicos regulares diminuem em média 3,8 mm Hg da pressão sistólica e 2,6mm Hg da diastólica sendo de suma importância a sua prática por indivíduos hipertensos. Exercícios resistidos (musculação), ao contrário do que muitos acreditam, não tem demonstrado qualquer efeito deletério sobre a saúde de hipertensos e devem ser incentivados nesse grupo , principalmente em idosos.

A atividade física regular também demonstra ser eficaz na prevenção e tratamento de afecções do sistema músculo-esquelético como artrose, osteoporose e artrite reumatóide, além de diversos tipos de cânceres e doenças auto-imunes.

Sobre os estados de ansiedade e depressão, os exercícios são grandes aliados no controle e melhora das crises. A endorfina, produzida na prática esportiva, atua como antidepressivo natural melhorando a satisfação do praticante com sua vida.

A prática esportiva pode ainda melhorar a auto-estima do praticante e sua performance nos estudos segundo pesquisa divulgada no Journal of Pedyatrics Psycology do Canadá.

Incentivos não faltam para se iniciar programa de atividade física para aqueles que buscam uma boa saúde. O grande desafio é: como sair da inércia? Como iniciar um treinamento e mantê-lo com regularidade para desfrutar dos muitos benefícios que ele pode trazer? A motivação é um aspecto primordial. É o que fomenta um determinado comportamento e o combustível que o alimenta. É determinada por fatores intrínsecos e extrínsecos. Somente a própria pessoa pode tomar a decisão de mudar algum hábito, baseado nas informações que chegam até ela, na sua percepção do impacto que essa nova prática terá em sua vida e nos meios para se alcançar tal mudança.

Algumas dicas podem estimular a pessoa sedentária a ter um estilo de vida ativo:
1- Escolha uma atividade de que goste e será mais fácil realizá-la.
2- Iniciar com 3 a 5 sessões de 30 minutos de exercício por semana e aumentar gradativamente.
3- Dizer a si mesmo frases motivacionais, como por exemplo: este exercício vai me dar mais energia e eu me sentirei melhor comigo mesmo.
4- Convide um amigo, vizinho ou familiar para acompanhar.
5- Escolha um local fácil e próximo de casa para realizar a atividade.
6- Se o tempo estiver ruim, você pode se exercitar dentro de casa
7- Para tornar o exercício mais interessante ouça uma música e procure um lugar agradável e próximo da natureza.
8- Se estiver acima do peso tente iniciar as atividades com exercícios de baixo impacto como caminhada ou bicicleta.
9- Lembre-se que nunca é tarde para de iniciar uma atividade física, basta escolher uma que seja adequada para você.
10- O exercício não é um teste. Não se sinta pressionado. Apenas comece uma atividade que te de prazer e tente fazer dela um hábito.

A caminhada rápida ou vigorosa é a atividade com maior probabilidade de ser adotada pela população de todas as idades, condições sociais e econômicas, gênero e grupos étnicos. Andar de bicicleta e nadar são outras atividades de grande impacto e boa adesão.

A recomendação geral para adultos é praticar 150 minutos de atividade moderada à vigorosa em sessões de 10 minutos ou mais por semana.

Para crianças a partir do 9 anos de idade, os exercícios trazem inúmeros benefícios e deve ser dada preferência às atividades recreacionais.

Para o grupo dos idosos, é recomendado a realização de exercícios de força e flexibilidade.

Fazer aquecimento em intensidade leve durante 5 a 10 minutos antes da atividade assim como alongar-se após o exercício é fundamental para se evitar lesões e melhorar o rendimento.

Para fazer o exercício com segurança e diminuir o risco de algum evento indesejado o ideal é que se procure um médico que poderá examiná-lo e prescrever um programa de atividade física.

Uma avaliação sistemática pré-exercícios por um educador físico ajuda a determinar o tipo de exercício, intensidade, duração e frequência das sessões que devem ser adaptadas ao paciente de acordo com o seu estado de saúde visando otimizar os benefícios por meio da adesão e manutenção ao programa. Reavaliações também são indicadas conforme a situação.

Agradeço ao leitor pela atenção e o convido a enviar um e-mail para debater o assunto ou para sugerir novos temas.

Por: Dr. Gustavo Campello

Fonte: (Diário dos Lagos)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail