Embora o tempo em que crianças eram transportadas no banco da frente e sem cadeirinha de segurança tenha ficado para trás, o trânsito continua sendo a principal causa de morte acidental de crianças de zero a 14 anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. A coordenadora nacional da ONG Criança Segura, Gabriela Guida Freitas reforça que as crianças têm o corpo mais frágil e são menos tolerantes a impactos, por isso devem estar em uma posição dentro do veículo onde serão poupadas da força de uma batida. “Pela legislação, a criança deve usar dispositivo de retenção veicular até os sete anos e meio. Entretanto, nós recomendamos que o assento de elevação seja usado até a criança atingir 1,45 m de altura, pois os cintos de segurança são projetados para proteger adequadamente pessoas a partir dessa altura”.
Porém, é importante entender que não basta ter a cadeirinha no carro. É preciso estar instalada corretamente e ser usada de maneira adequada. Quando o assunto é segurança, não dá para relaxar nem mesmo para ir até a esquina, por isso é tão importante afivelar o cinto e jamais deixar os pequenos soltos na cadeira. “ A cadeirinha mal instalada ou usada de maneira inadequada é um risco tão grande quanto não usar a cadeirinha, pois ela não estará protegendo a criança. Quando usada da maneira correta, a cadeirinha reduz em até 71% as chances de morte de crianças em acidentes”, explica Gabriela Guida de Freitas.
Na hora de escolher o modelo da cadeirinha, a especialista recomenda que os pais fiquem atentos ao peso, idade e tamanho da criança. “Além disso, devem sempre verificar se o dispositivo tem o selo do Inmetro ou certificação internacional (americana ou europeia)”, acrescenta.
Veja qual é a cadeira de segurança mais adequada para cada idade
Cadeiras do tipo bebê conforto ou conversível: devem ser usadas do nascimento até que a criança atinja 13 kg (aproximadamente 1 ano de idade).
Cadeira de segurança: é recomenda para crianças de 9 kg a 18 kg (que tenham entre 1 e 4 anos)
Assento de elevação ou booster: indicado para crianças que tenham entre 15 kg e 36 kg (aproximadamente entre 4 e 10 anos de idade).
Cinto de segurança de três pontos: recomendado para crianças que pesem mais de 36 kg e já tenham 1,45 m de altura.
Fonte: (R7)