Grande parte das pessoas não sabe diferenciar a asma de outras doenças respiratórias, como a bronquite, rinite e outras doenças crônicas com causas e tratamentos diferentes.

Você sabe bem a diferença?
A Asma é uma doença crônica de causa genética, com forte componente alérgico. É uma das doenças crônicas mais comuns, com cerca de 300 milhões de pessoas acometidas em todo o mundo. E esse número vem aumentando, principalmente entre as crianças. A exposição a fatores alergênicos (como a poeira) provoca inflamação nas vias respiratórias, causando falta de ar, chiado no peito e tosse. Fatores emocionais e ambientais também podem desencadear as crises1.
Conheça abaixo outras doenças respiratórias bastante frequentes:
Sinusite: é a inflamação dos seios da face. Os sintomas incluem desconforto na parte frontal da cabeça, dor facial, que muitas vezes pioram quando os pacientes abaixam ou levantam a cabeça, e secreção nasal amarela ou verde3.
Rinite Alérgica: quase 80% dos asmáticos têm algum tipo de rinite e 15 a 30% dos doentes com rinite têm asma4. Congestão nasal e coceira, espirros e corrimento nasal transparente são as características comuns da rinite. É caracterizada pela presença de uma inflamação das membranas mucosas do nariz, garganta e seios da face quando você inala alérgenos3.
Bronquite crônica:
A bronquite crônica é uma doença que acomete principalmente adultos tabagistas. O cigarro ou outros agentes alergênicos podem causar uma inflamação crônica dos brônquios e, consequentemente, o paciente pode apresentar tosse persistente e catarro por mais de três meses no ano. Por conta desta inflamação, o pulmão pode ficar mais suscetível às infecções por vírus e bactérias. Sendo assim, a infecção acaba resultando em uma piora dos sintomas que em geral são habituais, e esta piora do quadro é então chamada pelos médicos de exarcebação aguda da bronquite crônica.2
Especialistas alertam que a falta de informação faz com que as pessoas subestimem a asma e demorem a procurar ajuda. Por isso, é importante fazer o diagnóstico e entender sua gravidade, e mais: conhecer as doenças respiratórias e suas causas.
Fonte: (Chega de Asma)