INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ONCOLOGIA

Cuidado com a pele deve ser redobrado no verão para evitar câncer de pele
Face cleaning
 
Tatiana Campos Rocha: “Temos que intensificar
a atenção com o sol para evitar o câncer”
Foto: Divulgação
 

 

Segundo a fisioterapeuta dermato-funcional Tatiana Campos Rocha, a cautela aumenta, mas o cuidado deve ser o ano inteiro. “Temos que intensificar a atenção com o sol para evitar o maior vilão atual, o câncer de pele. O uso do filtro solar é a principal medida que devemos tomar para se proteger, manter a pele hidratada também é importante”, explica.

Para Tatiana, nos períodos quentes é bom ficar atento aos horários para tomar sol, buscando evitar períodos com maiores incidências de raios solares. “O benefício do sol é fazer a fixação de algumas vitaminas e fazer um bom bronzeamento. O indicado é sempre antes das 10h e após as 16h”, orienta.

A fisioterapeuta alerta que tratamentos estéticos que levam ácidos devem ser evitados no verão. “Os peelings químicos e físicos podem ser feitos no inverno. No verão, o indicado é fazer uma boa limpeza de pele com um profissional adequado e mantê-la limpa durante toda a estação, usando esfoliantes para rosto e corpo. Com isso, as células sempre serão renovadas, o que evita um bronzeamento irregular”, ressalta.

Segundo ela, o sol causa envelhecimento precoce, gerando perda de nutrição, textura e aumento das rugas. “Com o sol, a pele perde qualidade e envelhece, o que deveria ser natural e vir com o tempo acaba sendo antecipado. O indicado é usar o filtro solar desde a hora que você acorda até o final da tarde. Renovando-o de 2 a 3 vezes por dia, principalmente as pessoas que vão  se expor a piscina, mar ou praticar algum esporte. E lembrar de fazer hidratação posteriormente. Hoje existe dermocosméticos onde é possível associar a hidratação e o filtro solar”.

 

Alimentação

Os cuidados da pele também podem ser feitos com alimentos ricos em vitaminas, é o que conta a nutricionista Iara Alves Viana Pereira. “Alimentos como o abacate, peixes, nozes e sementes contém ácidos graxos, vitaminas A, B, C e E, ômega-3, minerais e vários antioxidantes que hidratam a pele, melhoram a elasticidade, auxiliam na regeneração das células e protegem. As folhas verdes escuras, como o espinafre e a couve, têm bastante ferro e as frutas ricas em água são uma excelente maneira de hidratar e proteger a pele. A maioria contém altos níveis de vitaminas A e C, poderoso antioxidante que repõe os nutrientes e promove a produção de colágeno e ajuda a mantê-la macia e firme”, afirma.

A nutricionista esclarece que quem deseja um bronzeamento bonito, pode contar com o auxílio de outros alimentos para acelerar o processo. “Os alimentos ricos em betacaroteno auxiliam na produção de melanina, que é o pigmento responsável pela cor da pele. As frutas e legumes da cor alaranjada, como cenoura, abóbora, batata doce, laranja, manga ajudam a fixar a cor. Já o excesso no consumo pode causar efeito contrário e atrapalhar a saúde da pele, deixado-a com aspecto muito amarelado. O ideal é consumir duas porções ao dia”, ensina.

Iara comenta que o corpo precisa de maior hidratação nessa época, principalmente para evitar o envelhecimento. “A água evita a desidratação, mas também mantém os nutrientes ativos nas reações metabólicas. A média indicada de consumo diário é de 2 litros de água, incluindo água de coco e sucos. Lembrando que a estação de altas temperaturas pede alimentos leves, com uma alimentação repleta de vegetais e frutas. É importante evitar pratos gordurosos, com carnes gordas, bacon, molhos à base de maionese e creme de leite, queijos amarelos e frituras, já que esses tipos de alimentos podem ocasionar mal estar e desconforto”.

Ela aconselha dividir a alimentação em várias refeições ao dia. “Comer pouca quantidade auxilia na digestão do organismo, além de aproveitar da melhor forma os nutrientes do alimento. Quem desejar pode optar por dietas dando preferência aos alimentos saudáveis e leves”, conclui.

 

 

 

 

 

Fonte: (Edição do Brasil)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail