O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, conhecido como Hospital do Barreiro, conta com 10 novos leitos de CTI. Desde quinta-feira passada (29 de junho), já foram admitidos nove pacientes vindos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Barreiro, Leste, Pampulha, Venda Nova, Centro-Sul e das cidades de Lagoa Santa, Sabará e Raposos.
A capacidade mensal de atendimento do CTI deve dobrar, de 50 pacientes para 100. O Hospital está em fase de expansão até março de 2018, quando vai alcançar sua capacidade plena. No próximo ano, a previsão é que estarão em funcionamento 451 leitos, sendo 80 de CTI. A partir de agora, passa a funcionar com 100 leitos - 80 de enfermaria e 20 de CTI e duas salas de cirurgia.
Na primeira fase de ampliação, prevista para agosto, a unidade alcançará 189 leitos em funcionamento, sendo 30 de CTI, além de seis salas de cirurgia. Em novembro, o hospital passa a funcionar com 343 leitos ou 76% da sua capacidade. Nessa segunda fase, o número de vagas para CTI passará de 30 para 50 e as salas de cirurgia passam de seis para 16. A terceira fase da expansão está prevista para março de 2018 com o funcionamento 100%.
“Fizemos um cronograma de ativação dos leitos e funcionamento de forma integral e já conseguimos antecipar, em dois meses, 10 leitos de CTI. Fruto do nosso trabalho de redução de custos e otimização de nossa capacidade assistencial”, afirma o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.
Fonte: (Hoje em Dia)