Uma boa notícia para quem aguarda por uma cirurgia ortopédica pelo SUS. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, o Hospital da Baleia, referência nacional em cirurgia ortopédica, vai realizar 400 consultas e cerca de 150 cirurgias por mês.
A expectativa é que o acordo dure por até três anos, beneficiando quase 5 mil pacientes em cirurgias e mais de 14 mil consultas em todo o período.
Do total de consultas e cirurgias ofertadas mensalmente no Hospital, cerca de 40% serão dedicadas exclusivamente aos pacientes pediátricos que já aguardam por atendimento no SUS.
O restante será voltado para o público adulto, que também espera por assistência gratuita. Haverá procedimentos diversos, desde alongamentos ósseos, tratamento de fraturas e traumas, a colocação de próteses.
"Esta parceria reforça duas das principais vocações do Hospital da Baleia: a Pediatria e a Ortopedia. Além disso, será mais uma grande contribuição à sociedade, já que a fila de espera para procedimentos desta natureza, principalmente em crianças, é grande", afirma a diretora-presidente da instituição, Tereza Guimarães Paes.
O Hospital da Baleia é uma instituição filantrópica que, desde a década de 1950, é referência em atendimento ortopédico adulto e infantil em Minas Gerais. Foi a primeira, no Brasil, a implantar o programa de pós-graduação na especialidade, com professor e médico José Henrique da Matta Machado – responsável por trazer para o Brasil a técnica de tratamento de Pé Torto Congênito (PTC), em que o Baleia é referência nacional até os dias atuais.
Fonte: (Hoje em Dia)