Doe seu leite materno e ajude a salvar a vida de bebês prematuros. Descubra como
Você é mãe e está amamentando? Sabia que se você doar um pouco do seu leite, você pode salvar a vida de muitos bebês prematuros que lutam pela vida em hospitais?
Poucas mulheres sabem, mas muitas mães que dão à luz crianças prematuras sofrem com a redução ou o bloqueio do leite materno e precisam contar com a ajuda dos bancos de leite para alimentar seus pequeninos nesse momento tão delicado da vida deles.
A pediatra neonatologista Andrea Fernandes, do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, centro de referência em banco de leite de São Paulo, explica que “não há nada que se compare ao leite materno a uma criança, principalmente para o bebê prematuro”.
— Ele nasce com sistema gastrointestinal totalmente imaturo, não está apto para receber qualquer tipo de alimento. E o leite materno vem para encaixar nesse momento de fragilidade do bebê. Estamos dando nutriente certo, que ajudará também na digestão desse leite e absorção dos nutrientes. E, além disso, vai ajudar na parte de defesa dele, algo que não vai encontrar em outros leites. Esse leite faz a diferença. Podemos dizer que o leite materno vai ajudá-lo a ter uma evolução melhor!
Para explicar de um jeito bem simples: as mães que têm os filhos antes da hora acabam sofrendo com redução ou bloqueio do leite devido ao estresse que passam, diz a especialista.
— Quando o bebê nasce, ela só quer pegar ele no colo e não consegue isso. Então, tudo contribui. É nesse momento, precisamos do leite do doador.
Infelizmente, a situação dos bancos de leite do Brasil atualmente é “considerada ruim”, segundo disse a pediatra e, certamente, isso se dá pela falta de informação. “ Os próprios profissionais de saúde desconhecem o que é banco de leite, não conhecessem esse trabalho que pode salvar o bebê prematuro”.
Para vocês terem ideia, por hora, no Brasil, 40 bebês nascem antes do tempo certo. De acordo com dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, 70% dos bebês prematuros nascidos em 2014 no Estado de São Paulo não receberam leite proveniente de doação.
Saiba como você pode doar e salvar vidas!
Para melhorar a realidade desses bebês e mães, a Baby Dove lança esta semana a campanha Seu Leite Pode Salvar Vidas. Grande parte da população desconhece a existência ou função dos bancos de leite, que existem em razão dos prematuros. Para isso, a marca fez uma parceria com o banco de leite do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, que fica na cidade de São Paulo.
Interessadas em doar pode descobrir qual o banco de leite mais próximo da sua casa por meio da busca por CEP, incluindo locais fora da capital de São Paulo, e entrar em contato direto com o banco por meio dos telefones fornecidos pelo sitewww.doeleitematerno.com.br.
No site há informações sobre como coletar o leite, o nível de estoque dos bancos participantes da ação, histórias de mães reais que doaram ou se beneficiaram do banco de leite e como levar sua doação com desconto na viagem de ida e volta. As doadoras da cidade de São Paulo que utilizarem o aplicativo Uber na viagem para levar o leite ao banco terão desconto de até R$ 15 na ida e R$ 15 na volta. Basta adicionar o código promocional DOELEITEMATERNO na seção de pagamento. O total de descontos disponíveis é limitado, mas a expectativa é que atenda as viagens até o fim de julho.
Fonte: (Fala Saúde)