Nós podemos ficar belas (e belos, claro) mas sem deixar de lado a nossa saúde, certo?
Eu amo fazer minhas unhas. Tenho a minha manicure preferida, mas quando não tenho tempo (ou grana mesmo, claro) eu mesma as faço e tento deixar bonitinhas.
Mas no tema unhas, temos que nos atentar a vários itens para não passar sufoco: faz mal usar unhas em gel? E dividir lixa com alguém? Polir a unha deixa ela mais fraca? O dermatologista Gilvan Alves responde essas e outras principais dúvidas mais frequentes no consultório.
Unha em gel
Queridinha de muitas famosas, as unhas em gel ganharam popularidade no Brasil. Apesar de dar uma nova aparência às unhas, o procedimento pode causar danos a longo prazo, diz o dermatologista.
—A radiação ultravioleta pode afetar a matriz chegando até as células vivas, que produzem a unha, e comprometer o nascimento e crescimento, deformando a base.
Sobre os outros processos, como alongamento com fibra de vidro, o médico explica: “Desde que não faça pressão na matriz da unha, por que pode deformar a base, não tem problema”, explica. O dermatologista alerta que a matriz da unha deve sempre ser preservada.
Retirar a cutícula faz mal?
Uma prática muito comum (confesso que eu faço isso sempre) retirar a cutícula não faz bem. De acordo com Alves, elas atuam como uma proteção para a matriz da unha. “A gente brinca com as pacientes no consultório que em vez de fazer a unha elas desfazem”, brinca o médico. A orientação é apenas empurrar a cutícula e retirar o excesso, não totalmente.
Compartilhar lixa e alicate pode transmitir doenças?
Sempre que for ao salão, leve seu próprio material com você. “Cortadores de unha, lixas e alicates podem transmitir fungos e até vírus”, explica o dermatologista. Caso não seja utilizado o material individual, exigir sempre que as ferramentas sejam esterilizadas e descartadas quando necessário.
Polir ou passar a lixa por cima da unha pode danificá-la?
De acordo com o médico não. A placa da unha é formada de queratina e não é um tecido vivo.
—A unha é como o cabelo, formada de queratina pura. A principal parte que deve ser protegida é a raiz, aquela parte mais clarinha, como uma meia lua que fica na base da unha. Ali existem células vivas, é onde a unha é produzida.
Acetona ou removedor?
O que você costuma usar: removedor ou acetona? Veja a sugestão do médico:
— O esmalte é menos danoso que a acetona. Quando utilizada, a acetona remove as substâncias hidratantes da unha que vem junto com a queratina, então fragiliza a unha.
Esmaltes fortalecedores ajudam?
Há opções no mercado que dão mais consistência as unhas sim. Mas os dermatologistas podem sugerir uma gama de produtos que podem ser indicados a quem deseja unhas mais rígidas.
Gostaram das dicas? Então, vamos ficar lindas e também saudáveis!
Fonte: (Fala Saúde)