Em um cenário em que dietas milagrosas entram e saem de moda todos os dias, os índices de obesidade atingem números históricos e a preocupação com a melhoria da qualidade de vida é uma constante, o profissional formado em Nutrição
Ele pode trabalhar em restaurantes, na indústria alimentícia, hospitais, escolas, empresas, clínicas médicas e estética, programas de saúde pública, hotéis, navios, clubes esportivos e até mesmo com marketing, nesse caso para controlar e assessorar ações e propagandas relacionadas à alimentação.
O nutricionista é responsável pelo balanceamento da alimentação. Uma de suas funções é garantir que o corpo receba a quantidade adequada de proteínas, vegetais, vitaminas e nutrientes para manter o bem-estar e a saúde.
Para isso, ele elabora cardápios equilibrados para todas as refeições do dia, decidindo quais são os melhores alimentos para cada situação. A dieta dada a um time de jogadores de futebol, por exemplo, não será a mesma recomendada para o refeitório de uma escola infantil, que, por sua vez, será completamente diferente do cardápio elaborado para o restaurante de um cruzeiro turístico.
O nutricionista também é o responsável pela alimentação de pacientes hospitalizados, tomando especial cuidado com as necessidades particulares de cada um.
No setor industrial, seu papel é garantir a segurança alimentar e a qualidade nutricional dos produtos que chegam às prateleiras dos mercados. Ele também pode optar pelo campo da pesquisa e se dedicar ao desenvolvimento de novos produtos alimentícios.
O mercado
Existem atualmente no Brasil cerca de 92 mil nutricionistas, de acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas. Desse total, pelo menos 40 mil profissionais atuam na Região Sudeste.
De acordo com o Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo, o piso salarial é 1.900 reais para os profissionais que trabalham em setores ligados ao comércio ou à indústria, e 1.970 reais para os que trabalham em hospitais ou clínicas. A partir de 2014, esses valores subirão para 2.050 reais e 2.130 reais, respectivamente.
Lembrando que para ser nutricionista é obrigatório ter formação superior e estar inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas da área onde se trabalhará.
Rumos a seguir
As indústrias de alimentação, saúde e bem-estar se atualizam em velocidade vertiginosa. Frequentemente são publicados estudos com novas descobertas de efeitos de determinados alimentos sobre a saúde e novos lançamentos chegam às prateleiras todos os dias. Por isso, o nutricionista deve se atualizar frequentemente.
Confira, a seguir, alguns cursos a distância que podem ajudar nessa tarefa:
Marketing de Alimentos
Aborda a questão da propaganda, rótulo de alimentos, alimentação infantil, legislação, embalagens, alimentos light e diet, entre outros tópicos.
Bases da Nutrição Infantojuvenil
Oferece o conhecimento sobre alimentação saudável, aleitamento materno, alimentação complementar e alimentação pré-escolar.
Nutrição Aplicada às Doenças Cardiovasculares
Apresenta as dietas mais adequadas ao tratamento de pacientes com hipertensão, dietoterapia nas doenças cardiovasculares ou síndrome metabólica.
Nutrição e Idoso
Para atender uma parcela da população cada vez maior, o curso trata do papel da nutrição no processo de envelhecimento, alterações fisiológicas do idoso e suas necessidades nutricionais.
Transtornos Alimentares
Fornece informações detalhadas sobre transtornos alimentares, como bulimia nervosa, etiologia, anorexia nervosa e obesidade, e apresenta abordagens terapêuticas apropriadas para cada caso.
Aleitamento Materno
Aborda temas como os benefícios do leite materno, como funcionam os bancos de leite e a questão do desmame, que é uma dúvida que acompanha muitas pacientes.
Alimentação Vegetariana
Desenhado para que o profissional possa atender os que aderiram a um novo estilo de alimentação. Pontua as vantagens e desvantagens de se tornar um vegetariano e apresenta alimentos para manter uma dieta diferenciada.
Imunonutrição
Proporciona conhecimento sobre imunonutrientes, glutamina, alimentos funcionais, sistema imunológico, arginina, prebióticos e probióticos.
Vigilância Sanitária
Abrange a história da vigilância sanitária no Brasil, as funções da Anvisa, leis para fiscalização sanitária, conduta geral dos fiscais, procedimentos de inspeção, infrações sanitárias e penalidades aplicáveis.
Métodos de Conservação de Alimentos
Aborda questões como a alteração de alimentos, a curva de crescimento, a atividade da água e a conservação pelo uso do calor.
Gastronomia
Para os que têm afinidade com a criação de pratos diversificados, o curso ensina as técnicas utilizadas para a preparação de alimentos e bebidas e a gestão de um restaurante.
Fonte: (Cursos Online)