Tomar sol (sem protetor) é uma das formas de absorção da Vitamina D, mas onde mais a encontramos? É uma delícia ir ao ar livre curtir com as crianças, mas isso basta?

Vitamina D
A falta dessa vitamina pode trazer problema de osteoporose já que atua no metabolismo do cálcio. Atualmente, sabemos que cerca de 50% da população brasileira tem níveis inadequados.
“Artigos recentes levantam questões sobre mecanismos de ação da Vitamina D, a qual sofre influência de uma série de fatores, como de sua proteína carreadora no sangue, da sua capacidade de se difundir pelos tecidos, e da afinidade de seus receptores intracelulares. Tudo isto pode interferir sobre seus efeitos, variando dentre as diferentes etnias e faixas etárias”, informa Dra. Marise Lazaretti Castro, Diretora Científica da ABRASSO – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo.
Mais sobre a Vitamina D
-
É possível obter Vitamina D além dos banhos de sol (15 a 20 minutos por dia) com suplementação e alimentação adequada. Consulte seu médico.
-
Estando no sol, a quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.
-
O filtro solar impede a absorção da vitamina. Qualquer fator acima de 8 impede totalmente a absorção da vitamina D.
-
Os idosos produzem menos vitamina D em resposta à exposição ao sol por questões metabólicas relacionadas à idade.
-
Os alimentos que possuem boas quantidades de vitamina D são: o salmão, atum, sardinha, ovo, queijo cheddar e carne bovina.
-
Só a alimentação não é suficiente. Consulte seu médico para saber mais.
-
Entre comer salmão e ficar no sol, escolha o sol!
-
Porém, não são fatores excludentes!
-
Os suplementos só podem ser tomados após a constatação de deficiência de vitamina e a orientação médica para o consumo dessas doses extras.
-
O excesso de vitamina D só ocorre por meio da suplementação e pode causar calcificação dos tecidos, especialmente do rim.
Fonte: (Eu, ele e as crianças)