INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ALIMENTAÇÃO

Como a alimentação pode atrapalhar o sono?

cdn Como a alimentação pode atrapalhar o sono?

Imagem: Bliss Tree

 

Como você tem cuidado do descanso do seu corpo? Você dorme bem?

A alimentação está intimamente ligada à qualidade do seu sono. Uma alimentação variada em frutas, vegetais (verduras e legumes), carnes magras, carboidratos e grãos integrais garantem saúde e bem-estar, mas uma boa noite de sono também contribui para a saúde, pois dormir pouco acaba afetando o processo de envelhecimento do cérebro e leva a um declínio cognitivo e físico, ou seja, diminui nossa capacidade de concentração, disposição e nos deixa mais irritados e suscetíveis ao estresse.

Para algumas pessoas o simples ato de dormir é uma árdua tarefa. Pessoas com insônia e com depressão possuem algo em comum: baixos níveis de triptofano, substância responsável pela sensação de bem-estar e um grande aliado na hora de dormir bem. O triptofano é um aminoácido essencial e alimentos que o contém são capazes de aumentar a serotonina, neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, produzir sensação de calma e até induzir ao sono.

Para cada momento do dia é necessário saber escolher determinado grupo de alimentos, pois existem substâncias contidas neles que, por exemplo, podem ‘despertar’ – como o café, chá verde, chocolates etc – e outras que nos ‘relaxam’ e proporcionam bem-estar, como o triptofano contido em frutas, queijos e oleaginosas. Alguns cereais, legumes e mel, também são boas pedidas.

Os alimentos ricos em triptofano exercem um importante papel na indução do sono porque são também, precursores da melatonina, hormônio do sono. Por isso, o que você come, principalmente antes de dormir, pode influenciar na qualidade do seu sono.

No jantar, prefira preparações com pouco volume e alimentos que contém o triptofano em sua composição, experimente:

- Frutas: abacate, abacaxi, banana, caqui, carambola, coco, figo, goiaba, laranja, maça, mamão, morango, pera e pêssego.

- Vegetais: abóbora, agrião, aipim, alface, alho, batata inglesa, berinjela, beterraba, brócolis, cebola, cenoura,  couve-flor e espinafre.

- Cereais, leguminosas e oleaginosas: arroz integral, centeio, aveia, cevada, milho, trigo, feijão, ervilha, soja, grão de bico, linhaça, amendoim e castanhas.

- Laticínios: iogurte, queijos e leite.

- Carnes: frango, carne bovina e ovos.

Não podemos deixar de fora, o consumo de bebidas alcoólicas. Apesar de 'relaxar' o corpo, o álcool deprime o sistema nervoso, além disso, o álcool relaxa os músculos da garganta e interfere no mecanismo de controle do cérebro, podendo agravar o ronco e alguns problemas respiratórios noturnos. Excesso de bebidas não combina!

Seja ativo! Anota ai, que não pode faltar o exercício físico, prática mega saudável e faz um bem danado para o nosso corpo e saúde. Procura um profissional qualificado para orientar o melhor exercício para você.

 

 

 

Fonte: (R7)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail