Não é de hoje que muitos profissionais da área da saúde não aprovam o consumo de shake, principalmente quando o objetivo é substituir as principais refeições, mas o que a maioria recomenda é que o consumo desses produtos esteja associado a uma alimentação saudável, sendo utilizado como um complemento alimentar. Assim, os shakes não devem substituir as principais refeições como almoço e jantar, mas, sim, serem utilizados como lanches nos intervalos dessas refeições.

Os shakes são classificados como substitutos parciais ou totais de refeições, podendo ser comercializados na forma individual pronta para consumo, na forma de pós para serem adicionados ao leite, bebida de soja, água e os caseiros, que são feitos com ingredientes naturais. Existe uma grande variedade de shakes no mercado, e a qualidade nutricional de cada um vai depender dos ingredientes de sua composição. Alguns shakes do mercado apresentam um desequilíbrio entre a quantidade dos nutrientes essenciais (carboidrato, proteína e gordura), não contêm as vitaminas e os minerais adequados e ainda contêm aditivos químicos (corantes, conservantes, adoçantes) que não trazem benefícios para a saúde.
É importante lembrar que o uso de shakes deve ser feito sob a devida orientação de um médico ou nutricionista, pois dietas à base apenas de shakes podem provocar carências nutricionais, acarretando riscos para a saúde.
Uma opção legal e saudável para quem quer incluir shake no cardápio seria o caseiro, esse sim irá proporcionar os nutrientes que o seu corpo precisa. Simples de fazer, saborosos e turbinados em nutrientes, o que vale é a criatividade.
Vale lembrar que a ideia do shake é entrar como um complemento no seu dia e não como um substituto - mesmo sendo o caseiro -, você pode incluir no seu café da manhã ou até mesmo nos intervalos dos lanches. Uma dica, utilizar o shake como um pré ou pós treino é uma boa pedida, eles darão aquela energia para o treino e irão repor os nutrientes que você precisa depois.
Hoje deixo 3 dicas de shakes caseiros para dar um ‘UP’ no seu dia. Mas você pode utilizar os alimentos que gosta e criar o seu.
Shake de Banana
100 ml de leite de sua preferência
1 banana prata
1 ameixa seca
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (sobremesa) de linhaça
Shake Misto
1 pera pequena
3 morangos
1 colher (sopa) de aveia em flocos
200 ml de iogurte natural
2 castanhas do Pará
Shake Fibras
200 ml de leite de sua preferência
1 maçã pequena com casca
1 colher (chá) de chia
1 colher (chá) de farelo de aveia
1 colher (chá) rasa de linhaça
1 colher (chá) de mel
Gostaram? Conta para gente como ficou o seu.
Fonte: (R7)