A região de Sierra Sur, no estado mexicano de Oaxaca, está passando por uma das piores secas dos últimos anos. Por ser um local montanhoso, localizada 1,6 mil metros acima do nível do mar, a falta de chuva prejudica muito a agricultura, base econômica das famílias que ali residem. Hoje, milhares de pessoas na região passam fome pela falta de condições de trabalho.
Entendendo a gravidade da situação, a Universal se dispôs a ajudar moradores de Sierra Sur, tanto fisicamente, doando alimentos, quanto espiritualmente, levando a Palavra de Deus a eles.
O responsável pela Universal no México, bispo Paulo Roberto Guimarães, explica que quase todos os anos a região sofre com a seca, em decorrência das condições climáticas da serra. “Este ano, sobretudo, foi uma das secas mais devastadoras e afetou milhares de camponeses indígenas”, destaca.
Para contribuir com a sobrevivência dos moradores, 20 voluntários da equipe de evangelização da Universal visitaram seis comunidades carentes locais: Soledad Agua Blanca, San Sebastián Jilotepec, Santa María Nizaviguiti, El Gramal, Las Animas e La Mancornada. O bispo conta que as famílias que vivem nessas comunidades fazem parte de grupos indígenas que sempre são esquecidos quando se trabalha pelo desenvolvimento nacional.
Durante a ação social, que aconteceu no dia 24 de maio, a Universal doou cestas básicas, Bíblias e brinquedos para as crianças. Também foram realizadas orações junto às famílias, renovando a fé dos presentes para seguirem enfrentando a dura batalha.
Veja nos vídeos abaixo como foi a visita da Universal a algumas dessas comunidades:
Essa foi a terceira vez que a Universal realizou doações nessa região do México. Ao todo, mais de 2 mil pessoas foram beneficiadas.
“Mais do que a ajuda para matar a fome desses povos causada pela seca, nosso principal objetivo sempre foi apoiar o desenvolvimento social e espiritual, levando a Palavra de Deus por meio das Bíblias com que presenteamos as comunidades visitadas”, ressalta o bispo Paulo.