INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ALIMENTAÇÃO

Minha amiga ama comer doce depois do almoço. Você também? Saiba o motivo e como evitar

 Minha amiga adora comer doce depois do almoço. Você também? Saiba o motivo e como evitar

Tenho uma amiga (na verdade, muitas) que não deixam de comer aquele docinho depois do almoço. Para mim, não é fácil segurar a vontade também, mas eu prefiro comer o docinho em outro horário do dia.

Nunca consegui entender o motivo da necessidade que ela tem em consumir um chocolate, um pedaço de bolo, uma torta....depois de comer. Mas, agora, depois da explicação da nutricionista Ana Paula Gonçalves da Silva, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, ficou mais fácil!

De acordo com a especialista, é normal sentir vontade de comer doces depois do almoço, pois os alimentos mais pesados demoram a ser processados.

— Também existe outra explicação para essa necessidade. Assim que terminamos uma refeição pesada, rica em carboidratos, muitos de nós temos o que chamamos de hipoglicemia reativa, um estado de baixa de açúcar no sangue, consequência de uma liberação excessiva de insulina. Quando isso acontece, o cérebro aciona a necessidade de glicose na corrente sanguínea e vem o desejo do famoso docinho.

Ana Paula ainda explica que a glicose é muito importante para o bom funcionamento do cérebro.

— Os doces quando consumidos em quantidades moderadas não são vilões. O açúcar também é chamado de alimento dos neurônios e, por isso, quando alguém precisa de energia, o corpo “pede” açúcar, pois é o principal alimento do cérebro.

Além disso, a glicose dá uma sensação de prazer e felicidade e funciona como uma defesa contra o estresse.

— Isso ocorre porque ela mexe com neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, ligados a esses sentimentos.

Para te ajudar a evitar o famoso docinho, a nutricionista dá algumas boas dicas. Veja:

Confira as dicas da nutricionista para saciar essa vontade sem abrir mão da saúde:

Alimentos estratégicos: aveia, banana, maçã, canela, castanha do pará e grãos em geral ajudam a diminuir a vontade de comer doces.

Vá devagar: quem tem o hábito de consumir diariamente doces, o ideal é ir diminuindo aos poucos, pois se parar totalmente pode ocorrer o efeito rebote, ou seja, pode até conseguir manter a ausência dos doces por alguns dias, porém, logo não aguentará mais e vai passar a comer mais doces do que já comia.

Faça substituições no cardápio: retire as sobremesas preparadas com muito açúcar ou biscoitos industrializados e consuma frutas frescas ou secas após o almoço. Experimente uvas passas e tâmaras, pois elas possuem um sabor mais adocicado

 

 

 

Fonte: (Saúde sem Neura)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail