Problema respiratório crônico causador de aproximadamente 400 mil internações de pacientes em hospitais anualmente, a asma atinge 10% dos habitantes do Brasil. Essa doença é responsável por causar constrição e inflamação das vias aéreas através de hiper-responsividade. A asma nada mais é do que a ação de fatores ambientais interagindo com os hereditários. Entretanto, para combater esse transtorno, além de remédios farmacêuticos, existem eficientes medicamentos caseiros.
Sintomas
Falta de ar, chieira, tosse seca e desconforto torácico (o conhecido aperto no peito) são considerados os principais e mais comuns sintomas da asma. Os mesmos ocorrem, sobretudo, durante a manhã e noite.
Remédios naturais
Sem excluir os medicamentos receitados por médicos especialistas, pode-se fazer remédios caseiros que auxiliam de forma veemente no tratamento da asma. Conheça-os a seguir:
Tratando a asma com sementes de abóbora
As sementes de abóbora são potentes na produção de xarope natural para combater esta doença. Tais grãos são fonte de substâncias anti-inflamatórias, capazes de reduzir a inflamação dos brônquios.
Ingredientes:
-
25 gotas de própolis
-
1 colher de mel
-
60 sementes de abóbora
-
1 xícara de água
Como preparar:
Após descascar as sementes, acrescente água e mel. Leve tudo ao liquidificador e bata. Em seguida, coloque o própolis e pronto. Recomenda-se a ingestão deste líquido a cada quatro horas em dosagem de uma colher de sopa.
Foto: Reprodução/ internet
Se livre da asma com solução natural
A inalação de óleos essenciais é outra recomendação eficiente para tratar a asma. Essas substâncias são dotadas de propriedades antissépticaso e sedativas, responsáveis por acalmar e desobstruir as vias respiratórias.
Ingredientes:
-
1 gota de óleo essencial de pinheiro-silvestre
-
2 litros de água fervente
-
1 gota de óleo essencial de alfazema
Como preparar:
Em um recipiente resistente, acrescente a água e os óleos, e misture todos os ingredientes. Feito isso, o paciente com asma deve sentar-se em uma cadeira e colocar a substância preparada sob uma mesa. Depois, basta pegar uma toalha e colocar por cima da cabeça. O asmático, por até 10 minutos uma ou duas vezes a cada dia, deve inclinar-se para frente e inspirar os vapores da mistura.
A asma tratada com chá de unha-de-gato
Dotado de propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o chá de unha-de-gato é altamente recomendado para asmáticos, pois auxilia no tratamento da inflamação respiratória e desconfortos causados pela asma.
Ingredientes:
-
3 gramas de unha de gato seca
-
1 litro de água
Como preparar:
Leve todos os ingredientes ao fogo e deixe ferver. Feito isso, ainda com o fogo ligado, mantenha o líquido durante três minutos. Depois, deixe esfriar, coe e beba uma xícara até três vezes ao dia. Atenção: mulheres em período de gestação não devem consumir este chá.
Cogumelos reishi para combater a asma
Reishi. Este é o nome do componente orgânico utilizado para o preparo de outro potente chá contra a asma. O mesmo conta com propriedades anti-inflamatórias benéficas que auxiliam na redução dos sintomas da doença.
Ingredientes:
-
1 cogumelo reishi
-
2 litros de água
Como preparar:
Em um recipiente com a água, mergulhe o cogumelo e deixe-o durante uma noite. No dia seguente, após retirar o cogumelo do líquido, ferva a água por até 10 minutos. Em seguida, deixe esfriar e, posteriormente, faça ingestão da mesma por até duas vezes ao dia, tomando sempre a medida de uma xícara.
Fonte: (Remédio Caseiro)