INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
BOA FORMA

Conheça os benefícios de uma vida saudável e deixe o sedentarismo de lado
Caminhar deixa o cérebro mais saudável, reduz a vontade de comer e ainda contribui para o aumento da sensação de bem-estar
Caminhar deixa o cérebro mais saudável, reduz a vontade de comer e ainda contribui para o aumento da sensação de bem-estar



O costume e a divisão de tarefas obrigatórias do dia a dia parecem tomar todo o tempo do mundo. E toda a força também. Tudo o que queremos é chegar em casa, tomar um bom banho e descansar. Ou, em outras circunstâncias, assistir a um filme leve, de preferência comendo pipoca embaixo de um edredom em dias frios. É tanta coisa ao mesmo tempo que acabamos deixando a saúde de lado sem nem nos darmos conta. Mesmo que sejam cada vez mais expressivos os esforços na conscientização quanto à importância da prática de atividades físicas. 

Dados comprovam que 66% dos brasileiros não possuem o hábito de fazer exercícios, mesmo que esporadicamente. A alarmante porcentagem foi auferida numa recente pesquisa desenvolvida pela agência de inteligência e pesquisa de mercado Hello Research. A agência entrevistou mil pessoas, em 70 cidades espalhadas pelas cinco regiões do país. Se o número de sedentários foi surpreendente, mais preocupante é o quadro quando tratamos apenas das mulheres. Do total de entrevistadas, 76% assumiram o sedentarismo. Na ala masculina, a porcentagem de sedentários, apesar de menor também não é nada animadora: 55% dos homens entrevistados afirmaram não praticar exercícios físicos.

Dentre a pequena porcentagem restante que respondeu sim a pergunta de prática de esportes, entre as atividades físicas mais praticadas, a corrida ou caminhada aparece como a preferida pelas mulheres com 56% e o futebol lidera entre os homens com 69% da preferência.

Saúde comprometida
A medicina alerta para os riscos que os sedentários estão correndo por não praticarem exercícios físicos, o que pode evoluir de um simples cansaço para uma agravante diabetes, hipertensão arterial sistêmica, obesidade e hipercolesterolemia. Nas mulheres os riscos ainda são maiores, principalmente após a menopausa, quando o sedentarismo pode levar à perda mais acentuada de massa óssea predispondo a osteoporose e futuramente fraturas ósseas principalmente no fêmur, fato que eleva a mortalidade nesta população.

Emagrecendo com saúde, alcançando bem-estar
Todos sabemos que a rotina toma muito de nosso tempo e consome quase toda a energia do corpo. O que não sabemos, ou fingimos não saber, é que a prática de atividade física estimula a proliferação de energia, mandando aquela cansaço pra bem longe. Portanto, é imprescindível fazer um esforço, ainda que mínimo, para se exercitar. A determinação de prosseguir vai gerar um resultado surpreendente. Além da perda de quilos tão estimada pelas mulheres, a saúde no geral agradece. Isso porque a prática de atividades físicas colabora para prevenção de algumas doenças, especialmente cardíacas como infarto agudo do miocárdio e diabetes mellitus tipo 2, osteoporose, sarcopenia do idoso. Além disso, o exercício físico libera hormônios como adrenalina e serotonina que auxiliam na saciedade e no bem-estar. 

A busca pela qualidade de vida
É difícil mudar a rotina e encontrar um tempinho para uma vida saudável. É imprescindível buscar nos benefícios da atividade física a disposição para continuar. Apesar de parecer impossível no começo, a dica é programar-se. Ao criar uma nova rotina, é mais fácil dar conta dos afazeres sem stress e ainda sobrar um tempinho para relaxar. 


Foto: Divulgação.
Espreguice! Quando esticamos os músculos a endorfina é liberada, nos propiciando sensação de prazer
Espreguice! Quando esticamos os músculos a endorfina é liberada, nos propiciando sensação de prazer

Alongamento e caminhada: começando de leve
É aconselhado fazer uma avaliação física com médico para que o paciente seja liberado à prática de exercícios moderados. Mas o simples fato de já iniciar uma caminhada leve enquanto aguarda a consulta já estimula seu corpo e auxilia no preparo para uma carga maior de exercícios. O ideal é que tire uns dez minutos antes de começar, para fazer um alongamento leve no corpo. Leve em consideração o pescoço, braços, pernas e tronco. Espreguice! Essa 'esticada' no corpo é saudável. Além do mais, é uma boa maneira de lubrificar e manter as articulações em ordem e preservar a flexibilidade do corpo. E o melhor: O ato de se espreguiçar causa uma enorme sensação de prazer. Isso porque quando se esticam os músculos liberam a endorfina, substância causadora do bem estar, e a serotonina, que ativa a memória e a disposição corporal nos dando prazer para encarar um dia cheio de atividades.

Posteriormente, inicie um treinamento leve sob supervisão de um educador físico e aumentar a intensidade de acordo com cada indivíduo e suas comorbidades. A caminhada é um exercício leve que pode ser feito com segurança para iniciar um treino. 

Boa alimentação é primordial 
Paralelo à prática de exercícios físicos, é importante frisar uma alimentação saudável, com ingestão de pelo menos 1,5 litros de água por dia, suspender o tabagismo e o uso excessivo de álcool. Frutas e verduras devem fazer parte da rotina sempre. Procure deixar frituras e alimentos industrializados para o fim de semana. Hábitos simples como substituir o refrigerante por suco já garantem um organismo melhor e mais limpo. Faça um teste! Depois de alguns meses você sentirá tanto a diferença que deixará de ingerir refrigerante sem nenhum stress.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Rac)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail